dc.creator | Schossler, Alexandra Buzanelo | |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T21:55:48Z | |
dc.date.available | 2019-10-24T21:55:48Z | |
dc.date.issued | 2018-01-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18674 | |
dc.description.abstract | This thesis was developed in the Professional Science Master’s Degree in Online Educational Technologies of Federal University of Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM), under the study line Management of Online Educational Technologies, in the Concentration Area of Online Educational Technologies for Innovation and Democratization of Education. The objective of this study was to analyze and understand how information and communication technologies (ICT) have been used as pedagogical support in the sixteen rural schools of the 17th Regional Education Coordination of Rio Grande do Sul state, through their Educational Informatics Laboratories (EIL). Thus, a qualitative-quantitative research was conducted, being applied different questionnaires to the schools’ management team, educators and learners, respectively, in each of the rural schools. The results showed that all schools have computer labs, but some of them do not have access to the Internet. Although most educators have ICT training courses, they still face difficulties to propose educational activities in EIL. The students from schools whose EIL are good enough have shown themselves satisfied, judging the lab activities as the ones they like to do the most in schools. The students from those schools which laboratories are not good enough pointed out the activities involving technologies as those ones they would most like to do at school. More than 90% of the management teams have demonstrated that they work from a curriculum focused on the urban environment, and not on rural areas. This corresponds to the fact that most students intend to leave the countryside as soon as possible. The final product of this work is the case study carried out. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escolas do campo | por |
dc.subject | Laboratório de informática | por |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | por |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | Informatics laboratory | eng |
dc.subject | Pedagological tools | eng |
dc.title | Democratização do conhecimento através dos laboratórios de informática nas escolas do campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do RS | por |
dc.title.alternative | Knowledge democratization through informatics laboratories at the rural schools of the 17th Regional Education Coordination of RS state | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na Linha de Pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede. Teve como objetivo analisar e compreender como as tecnologias da informação e comunicação (TICs), através dos Laboratórios de Informática Educativa (LIEs), estão sendo utilizadas como apoio pedagógico nas dezesseis escolas da Educação do Campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CRE). Assim, foi conduzida uma pesquisa quali-quantitativa vinculada a um estudo de caso de caráter exploratório, sendo aplicados distintos questionários para a equipe diretiva, educadores e educandos, respectivamente, em cada uma das escolas do campo. Os resultados apontaram que todas as escolas possuem laboratórios de informática, porém algumas delas não possuem acesso à internet. Apesar de a maioria dos educadores possuírem cursos de capacitação em TICs, eles ainda apresentam dificuldades em realizar propostas educativas nos LIEs. Os educandos das escolas cujos LIEs são de qualidade demonstraram-se satisfeitos, julgando as atividades desses espaços como as que mais gostam de realizar nas escolas. Já os educando das escolas que não possuem laboratórios funcionando corretamente apontaram as atividades envolvendo tecnologias como as que mais gostariam de ter disponíveis na escola. Mais de 90% das equipes diretivas demonstraram trabalhar a partir de um currículo voltado para o meio urbano, e não ao meio rural, dado esse que corresponde ao fato de a maioria dos educandos pretenderem sair do meio rural e ir para a cidade, assim que terminarem os estudos nas escolas do campo. O produto final desse trabalho é o Estudo de Caso realizado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Liziany Müller | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1486004582806497 | por |
dc.contributor.referee1 | Bandeira, Andrieli Hedlund | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3943512409575289 | por |
dc.contributor.referee2 | Botega, Marcia Palma | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6041826248335013 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8864176661753718 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |