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dc.creatorSchossler, Alexandra Buzanelo
dc.date.accessioned2019-10-24T21:55:48Z
dc.date.available2019-10-24T21:55:48Z
dc.date.issued2018-01-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18674
dc.description.abstractThis thesis was developed in the Professional Science Master’s Degree in Online Educational Technologies of Federal University of Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM), under the study line Management of Online Educational Technologies, in the Concentration Area of Online Educational Technologies for Innovation and Democratization of Education. The objective of this study was to analyze and understand how information and communication technologies (ICT) have been used as pedagogical support in the sixteen rural schools of the 17th Regional Education Coordination of Rio Grande do Sul state, through their Educational Informatics Laboratories (EIL). Thus, a qualitative-quantitative research was conducted, being applied different questionnaires to the schools’ management team, educators and learners, respectively, in each of the rural schools. The results showed that all schools have computer labs, but some of them do not have access to the Internet. Although most educators have ICT training courses, they still face difficulties to propose educational activities in EIL. The students from schools whose EIL are good enough have shown themselves satisfied, judging the lab activities as the ones they like to do the most in schools. The students from those schools which laboratories are not good enough pointed out the activities involving technologies as those ones they would most like to do at school. More than 90% of the management teams have demonstrated that they work from a curriculum focused on the urban environment, and not on rural areas. This corresponds to the fact that most students intend to leave the countryside as soon as possible. The final product of this work is the case study carried out.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolas do campopor
dc.subjectLaboratório de informáticapor
dc.subjectFerramentas pedagógicaspor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectInformatics laboratoryeng
dc.subjectPedagological toolseng
dc.titleDemocratização do conhecimento através dos laboratórios de informática nas escolas do campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do RSpor
dc.title.alternativeKnowledge democratization through informatics laboratories at the rural schools of the 17th Regional Education Coordination of RS stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na Linha de Pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede. Teve como objetivo analisar e compreender como as tecnologias da informação e comunicação (TICs), através dos Laboratórios de Informática Educativa (LIEs), estão sendo utilizadas como apoio pedagógico nas dezesseis escolas da Educação do Campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CRE). Assim, foi conduzida uma pesquisa quali-quantitativa vinculada a um estudo de caso de caráter exploratório, sendo aplicados distintos questionários para a equipe diretiva, educadores e educandos, respectivamente, em cada uma das escolas do campo. Os resultados apontaram que todas as escolas possuem laboratórios de informática, porém algumas delas não possuem acesso à internet. Apesar de a maioria dos educadores possuírem cursos de capacitação em TICs, eles ainda apresentam dificuldades em realizar propostas educativas nos LIEs. Os educandos das escolas cujos LIEs são de qualidade demonstraram-se satisfeitos, julgando as atividades desses espaços como as que mais gostam de realizar nas escolas. Já os educando das escolas que não possuem laboratórios funcionando corretamente apontaram as atividades envolvendo tecnologias como as que mais gostariam de ter disponíveis na escola. Mais de 90% das equipes diretivas demonstraram trabalhar a partir de um currículo voltado para o meio urbano, e não ao meio rural, dado esse que corresponde ao fato de a maioria dos educandos pretenderem sair do meio rural e ir para a cidade, assim que terminarem os estudos nas escolas do campo. O produto final desse trabalho é o Estudo de Caso realizado.por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1486004582806497por
dc.contributor.referee1Bandeira, Andrieli Hedlund
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3943512409575289por
dc.contributor.referee2Botega, Marcia Palma
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6041826248335013por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8864176661753718por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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