O papel do gestor na construção de uma escola cidadã, autônoma e crítica
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Data
2015-11-28Autor
Silvestri, Walkiria Frighetto
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A escola de hoje trabalha para que o aluno seja um cidadão atuante, autônomo e crítico. Nessa direção, o presente estudo objetiva verificar o papel do gestor na construção dessa escola, identificando-o como líder no processo educativo, capaz de promover a formação continuada de modo a contemplar a formação integral do aluno. Analisa-se também a participação do terceiro setor nas escolas da atualidade, com destaque para o Programa A União Faz a Vida, idealizado pela Fundação Sicredi e presente em mais de duas centenas de municípios brasileiros. A implantação do Programa é investigada entre educadores da Escola Estadual de Ensino Médio Armindo Edwino Schwengber de Colorado, Rio Grande do Sul, através de entrevistas, apresentando-se como alternativa para a construção de uma escola cidadã, autônoma e crítica, já que a maioria dos entrevistados considera o programa adotado, muito bom. O papel do gestor nessa edificação é relevante e tem demonstrado que seu envolvimento com a gestão da aprendizagem tem resultados positivos. O presente estudo integra o curso de especialização EAD em Gestão Educacional da Universidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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