dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Silva, Ana Claudia Puhl da | |
dc.date.accessioned | 2019-10-25T16:13:30Z | |
dc.date.available | 2019-10-25T16:13:30Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18682 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to emphasize the importance of the Pedagogical Political Project with regard to collective work and participation of all stakeholders in the educational process, focused on human rights education in the school routine. The research has as main objective to propose the construction of a Political Pedagogical Project, aiming at a democratic school, focused on human rights education and specific objectives present an overview about the human rights and democracy; discuss the importance of the Pedagogical Political Project with the school community so that they can organize a democratic school environment and emphasize the relevance of knowing the reality of the school, periodically following the inclusion of the Pedagogical Political Project in school daily practices. Theoretical concepts are approached about the Political Pedagogical Project, Human Rights and Democratic Management. The methodology used was documentary research in a qualitative approach. From this structure, it was found that human rights education is necessary and urgent, as an essential task for recovery and defense of those rights that have been conquered. For this to happen the school must be prepared with respect to their teaching practices, training and awareness of all involved in this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Educação em direitos humanos | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Pedagogical-political project | eng |
dc.subject | Education in human rights | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Projeto político pedagógico e educação em direitos humanos: construindo um espaço democrático no ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | Educational political project and education in human rights: building a democratic space in school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia busca destacar a importância do Projeto Político Pedagógico no que se refere ao trabalho coletivo e a participação de todos os envolvidos no processo educacional, voltado para a educação em direitos humanos no cotidiano escolar. A pesquisa tem como objetivo geral propor a construção de um Projeto Político Pedagógico, visando uma escola democrática, voltada para a educação em direitos humanos e como objetivos específicos apresentar um panorama acerca dos Direitos Humanos e Democracia; discutir a importância do Projeto Político Pedagógico com a comunidade escolar para que possam organizar um espaço escolar democrático e destacar a relevância de conhecer a realidade da escola, acompanhando periodicamente a inclusão do Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da escola. São abordadas concepções teóricas acerca do Projeto Político Pedagógico, Educação em Direitos Humanos e Gestão Democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa documental em uma abordagem qualitativa. A partir desta estrutura, verificou-se que a educação em direitos humanos faz-se necessária e urgente, como tarefa indispensável para valorização e defesa desses direitos que já foram conquistados. Para que isso aconteça a escola deve estar preparada no que tange às suas práticas pedagógicas, à formação e conscientização de todos os envolvidos neste processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |