Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorGarcia, Vanessa Lopes
dc.date.accessioned2019-10-29T19:39:09Z
dc.date.available2019-10-29T19:39:09Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationGARCIA, V. L. Costurando infâncias: o difícil mundo das crianças em situações de vulnerabilidade Santa Maria, RS. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18694
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVulnerabilidadepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEstratégias pedagógicaspor
dc.titleCosturando infâncias: o difícil mundo das crianças em situações de vulnerabilidadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoO presente artigo propõe fazer uma reflexão das acerca de durante o período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, levando em consideração as diferentes situações de vulnerabilidade enfrentadas pelas crianças dentro e fora do contexto escolar. A prática de estágio foi vivenciada em 2018, mais precisamente, no período de agosto a novembro, em uma escola da rede municipal de Santa Maria, com crianças de 4 a 5 anos de idade, em uma turma de pré-escola. Teve como objetivo pesquisar sobre “Quais estratégias precisam ser viabilizadas no espaço de atuação na Educação Infantil para acolher os contextos das infâncias? ” Durante este período que estive inserida na escola foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos e livros, buscando a fundamentação teórica, conhecimento, embasamento e entendimento dessas questões. Os resultados esperados fomentam as possibilidades de se pensar em estratégias que contemplam as mais diferentes infâncias, permitindo que as mesmas possam ser costuras umas às outras. Assim sendo, os diferentes mundos das crianças em situações de vulnerabilidade passam a ter visibilidade e se interligam através de um fio chamado infância. Concluiu-se que o papel do pedagogo ultrapassa as barreiras da sala de aula e que se torna indispensável para o mesmo estabelecer diferentes conexões, manter um olhar sensível, estabelecer vinculo afetivo e confiança através do carinho e da compreensão, proporcionando momentos significativos e agradáveis para ambas as partes, pois são estas vivências que se mantem vivas dentro de mim. Durante nossas brincadeiras despretensiosas pudemos fortalecer nossos laços e costurar lindas memórias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples