dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Oliveira, Isadora Ceolin de | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:39:16Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:39:16Z | |
dc.date.issued | 2019-07-26 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, I.C. Formação da docência com bebês: narrativas do estágio. Santa Maria, RS. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18695 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Docência com bebês | por |
dc.subject | Processo formativo | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Formação da docência com bebês: narrativas do estágio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Esse Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno e resultado do curricular obrigatório do Curso, na turma Laranja, uma turma de berçário, da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM. Teve por objetivo compreender o trabalho de constituição da docência com bebês no processo formativo vivido no estágio; retomar as teorias trabalhadas ao longo do curso, as construções teóricas que foram sendo construídas, compreendendo o vivido através das narrativas, no estágio, na minha constituição de docente de bebês. Tais reflexões basearam-se nas teorias de Carvalho e Fochi (1981), Ferreiro (1993), Filho (1993), Corsino (2012), Flores e Albuquerque (2015), Ostetto (2017). O caminho metodológico realizado, parte das minhas narrativas, dos registros e análises teóricas realizadas diariamente, começando nas observações, e posteriormente no estágio. As narrativas do vivido no processo formativo, no estágio, permitiram a minha descoberta e transformação num espaço e tempo institucional, coletivo com bebês, a compreensão e interpretação da constituição da docência com bebês, uma docência sensível, voltada para a escuta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |