dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Tavares, Lisiane Santos dos | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:39:33Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:39:33Z | |
dc.date.issued | 2019-08-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, L. S. A brincadeira na transição da educação infantil
para os anos iniciais. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18697 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estágio curricular | por |
dc.subject | Transição para o ensino fundamental | por |
dc.subject | Brincadeira | por |
dc.title | A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a
brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o
primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é constituído a partir do relato de
experiência dos estágios supervisionados no Curso de Pedagogia Noturno da
Universidade Federal de Santa Maria, realizados em uma escola do município de Santa
Maria/ RS. Desta forma, caracteriza-se sendo uma pesquisa de análise reflexiva, em que
o objeto de estudo e de reflexão é a própria experiência de ensino e aprendizagem na
formação docente. Autores como Motta (2013), Lobo (2012), Campos (2009), Borba
(2007), Ostetto (2000), entre outros, forneceram suporte teórico e contribuíram para a
discussão. Os estágios supervisionados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
necessitam articular ações que envolvem a brincadeira como um dos eixos norteadores
para o processo de ensino e aprendizagem com as crianças desta etapa da Educação
Básica. Neste sentido, é importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico
nestas duas etapas, reconhecendo que o direito à aprendizagem também envolve o
direito à infância, à brincadeira e à ludicidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |