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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorTavares, Lisiane Santos dos
dc.date.accessioned2019-10-29T19:39:33Z
dc.date.available2019-10-29T19:39:33Z
dc.date.issued2019-08-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationTAVARES, L. S. A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18697
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio curricularpor
dc.subjectTransição para o ensino fundamentalpor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.titleA brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é constituído a partir do relato de experiência dos estágios supervisionados no Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, realizados em uma escola do município de Santa Maria/ RS. Desta forma, caracteriza-se sendo uma pesquisa de análise reflexiva, em que o objeto de estudo e de reflexão é a própria experiência de ensino e aprendizagem na formação docente. Autores como Motta (2013), Lobo (2012), Campos (2009), Borba (2007), Ostetto (2000), entre outros, forneceram suporte teórico e contribuíram para a discussão. Os estágios supervisionados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental necessitam articular ações que envolvem a brincadeira como um dos eixos norteadores para o processo de ensino e aprendizagem com as crianças desta etapa da Educação Básica. Neste sentido, é importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico nestas duas etapas, reconhecendo que o direito à aprendizagem também envolve o direito à infância, à brincadeira e à ludicidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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