dc.contributor.advisor | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.creator | Ferreira, Gabriela Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:39:43Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:39:43Z | |
dc.date.issued | 2019-09-03 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, G. F. Desafios da prática pedagógica na superação ao bullying escolar. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18698 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This paper concludes the (Night) Pedagogy Course of the Federal University of Santa Maria, addresses the theme Bullying in the Early Years within the school context. It presents as research problem: "Can pedagogical practice in school contribute to overcoming bullying in the context of the Early Years?". It has as its general objective: to Understand the bullying phenomenon in the Early Years, seeking to renew the methodology within the school with a view to an inclusive school. And as specific objectives: 1) To know the definitions about the bullying phenomenon in the school context, together with its Public Policies; 2) Study different authors in search of overcoming bullying at school; 3) Bring the internship experience to interact with the theme of the work. In the development of the research I establish relations between the theory interacting with the educational practice seeking contributions to the school context. The research was bibliographic with a descriptive approach from the final internship experience. To support this research I cite: Davi Kolb (1984), Marie Chistine Josso (2004), Cléo Fante (2005), among others. The research structure was designed so that we could know the theme and its relations with public policies for students in dialogue with the practice in the classroom and later reporting these experiences, developing clues to establish inclusive actions, seeking to overcome bullying. Research has shown possible actions that contribute to overcoming bullying, ensuring the protection of children and adolescents through the Law and especially within the parameters of the Common National Curricular Base, using different ways to enhance this new thought methodology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bullying escolar | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Bullying school | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.title | Desafios da prática pedagógica na superação ao bullying escolar | por |
dc.title.alternative | Challenges of pedagogical practice in overcoming a schoolar bullying | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema Bullying nos Anos Iniciais dentro do contexto escolar. Apresenta como problema de pesquisa: “A prática pedagógica na escola pode contribuir com a superação do bullying no contexto dos Anos Iniciais?”. Traz como objetivo geral: Compreender o fenômeno bullying nos Anos Iniciais, buscando renovar a metodologia dentro da escola tendo em vista uma escola inclusiva. E como objetivos específicos: 1) Conhecer as definições sobre o fenômeno bullying no contexto escolar, juntamente com suas Políticas Públicas; 2) Estudar diferentes autores e autoras na busca pela superação do bullying na escola; 3) Trazer a experiência do estágio em diálogo com o tema do trabalho. No desenvolvimento da pesquisa estabeleço relações entre a teoria em diálogo com a prática educativa buscando contribuições para o contexto escolar. A pesquisa foi bibliográfica com uma abordagem descritiva a partir da experiência final de estágio. Para fundamentar a presente pesquisa cito: Davi Kolb (1984), Marie Chistine Josso (2004), Cléo Fante (2005), entre outros. A estrutura da pesquisa foi pensada de maneira que pudéssemos conhecer a temática e suas relações com as políticas públicas para os estudantes em diálogo com a prática dentro de sala de aula e posteriormente relatando essas experiências, desenvolvendo pistas para estabelecer ações inclusivas, buscando superar o bullying. A pesquisa mostrou que é possível ações que contribuam para a superação do bullying, garantindo a proteção à criança e ao adolescente através do Estatuto e principalmente dentro dos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular, utilizando diferentes maneiras para potencializar essa nova metodologia pensada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |