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dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorRocha, Vanessa Silveira da
dc.date.accessioned2019-10-29T19:40:03Z
dc.date.available2019-10-29T19:40:03Z
dc.date.issued2019-09-13
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationROCHA, V. S. Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18701
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleReflexões da educação de jovens e adultos na formação de professorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, que segundo a Constituição de 1988 em seu art. 288 assegura que todos os cidadãos possuem o direito ao Ensino Fundamental, amparada pelo art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O objetivo do estudo é discutir a importância desta modalidade de ensino e suas práticas pedagógicas. Também é discutido as legislações sobre EJA e as práticas pedagógicas mencionadas em artigos científicos. A metodologia do estudo tem como base a pesquisa qualitativa para análise de dados, a pesquisa bibliográfica. Tendo como recurso para análise de dados, a pesquisa bibliográfica realizadas em periódicos da CAPES e perguntas abertas a estudantes de EJA. Os resultados indicam que existe uma defesa de produção de material didático para esta modalidade de ensino, da necessidade de os cursos iniciais repensarem seus currículos e discutirem as estratégias de formação durante o processo formativo, sendo alfabetização e letramento algo que se completam e necessário para a interpretação do cotidiano. Conclui-se que não basta programas voltados para ensino de EJA, mas também, investimento nos currículos de formação de licenciados para atuarem nesta modalidade de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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