dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Rocha, Vanessa Silveira da | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:40:03Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:40:03Z | |
dc.date.issued | 2019-09-13 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, V. S. Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18701 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, que segundo a Constituição de 1988 em seu art. 288 assegura que todos os cidadãos possuem o direito ao Ensino Fundamental, amparada pelo art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O objetivo do estudo é discutir a importância desta modalidade de ensino e suas práticas pedagógicas. Também é discutido as legislações sobre EJA e as práticas pedagógicas mencionadas em artigos científicos. A metodologia do estudo tem como base a pesquisa qualitativa para análise de dados, a pesquisa bibliográfica. Tendo como recurso para análise de dados, a pesquisa bibliográfica realizadas em periódicos da CAPES e perguntas abertas a estudantes de EJA. Os resultados indicam que existe uma defesa de produção de material didático para esta modalidade de ensino, da necessidade de os cursos iniciais repensarem seus currículos e discutirem as estratégias de formação durante o processo formativo, sendo alfabetização e letramento algo que se completam e necessário para a interpretação do cotidiano. Conclui-se que não basta programas voltados para ensino de EJA, mas também, investimento nos currículos de formação de licenciados para atuarem nesta modalidade de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |