Educação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referência
Resumen
Este trabalho tem como tema Educação Musical na Educação Infantil, nível berçário, e o desenvolvimento do trabalho musical realizado pelo professor de música e a professora referência. Apresenta como objetivo geral analisar como o professor de música, atuante em turma de berçário, pensa e organizam suas práticas musicais e pedagógico-musicais, quais referenciais utilizam para á elaboração de suas aulas, bem como, busca entender qual sua percepção sobre o desenvolvimento da turma. Em conjunto busca-se compreender a ótica da pedagoga, professora referência em turma do berçário, com relação ao processo de desenvolvimento dos bebês em relação as aulas de música. A pesquisa foi um estudo de caso, desenvolvida com professores de uma turma de berçário com bebês de 1 a 2 anos de idade, em uma escola privada da cidade de Santa Maria/ Rio Grande do Sul/ Brasil, na qual atua como professora auxiliar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas com o professor de música e a professora referência da turma. Para a análise das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Espera-se que este trabalho possa contribuir com pesquisas que tem focalizado na educação musical em berçário, bem como, com práticas pedagógicas na área que destacam relações entre o professor de música e a professora referência.