Trajetos formativos de docentes de libras do ensino superior: dentre saberes e representações
Abstract
Este trabalho descreve a pesquisa realizada com docentes de Libras do Ensino Superior, de duas instituições no Estado do Rio Grande do Sul, no intuito de conhecer como se constitui este profissional, através de seus trajetos formativos, além de compreender como esses percursos influenciam na práxis pedagógica desses profissionais. Nesse sentido, busquei conhecer o trajeto formativo dos professores de Libras que atuam em Instituições de Ensino Superior; perceber alguns saberes e disposições necessárias para a docência de Libras na percepção desses profissionais; bem como, verificar as significações de docência desses profissionais. Para tanto, metodologicamente desenvolvi uma pesquisa qualitativa por meio de narrativas orais. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais, do tipo semi-estruturada guiada com os professores, questionando também sobre sua prática, no intuito de fomentar a triangulação dos dados narrados com seu planejamento e implementação. A análise dos dados organizou-se sob os pressupostos da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Foram realizadas entrevistas com professores de Libras surdos e ouvintes de duas Instituições de Ensino Superior – IES. Em suas narrativas estão presentes elementos constitutivos da identidade docente de cada um, delimitando a intrínseca relação entre a pessoalidade e a profissionalidade, sendo que ao descreverem-se professores também descrevem-se como pessoas, ou vice-versa. No que tange aos saberes ou disposições para a docência que são “exigidos” na práxis pedagógica consideram, unanimemente, em primeiro lugar o conhecimento específico da Libras, da educação, da história, da cultura e da identidade surda; seguido pela apropriação do contexto de trabalho; o tato pedagógico e por questões metodológicas e didáticas. Com relação aos trajetos formativos percebe-se que se entrecruzam em determinados lugares de formação, mesmo que em tempos distintos, além disso, demarcam a ausência de alternativas para a formação permanente no intuito de qualificação de seus fazeres enquanto docentes de Libras, demandando processos de busca alternativa com os pares da instituição, posto que salientam o entendimento de formação como um continuum. Percebe-se também a existência de tensões emergentes frente à ocupação da função de docentes de Libras entre sujeitos surdos e ouvintes.
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