Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorReis, Cristiane Medianeira da Silva
dc.date.accessioned2019-11-01T13:36:25Z
dc.date.available2019-11-01T13:36:25Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18740
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper is related to the construction of the Final Specialization Monography in Specialization in Education Management from UFSM, generated by the interest around the investigation and identification of emerging memories of my initial academic trajectory and continuous education that were significant to my teacher constitution. This work has, as main objective, the reflection on the emerging memories of my initial academic trajectory and continuous education that were significant to my teaching constitution. The specific objectives of this work are: remembering the meanings of personal background and professional, as well as, the influence on teaching constitution along the initial academic trajectory in pedagogy; understand the contributions of disciplinary knowledge of the Specialization in Education Management course from UFSM for teacher training; study the theoretical and methodological possibilities dealing with (auto) biographical reflections. In order to carry on this work, the methodological research presents a qualitative approach, based on bibliographical research, in addition to the oral history method in the (auto) biographical category from where the memories that are tangent to this research emerge. Considering the results found in this study, it is possible to argue in favor to educational processes that include reflection and self-discovery that allowed a meeting with personal knowledge, professional and academic constructed along the initial academic trajectory and continuous education that were important in my teaching construction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMemórias significativaspor
dc.subjectTrajetória acadêmicapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectSignificant memorieseng
dc.subjectAcademic trajectoryeng
dc.subjectContinuous educationeng
dc.titleAndarilhando será sempre um caminho a seguir”: descobertas autobiográficas que significaram o caminho da formação inicial à continuada na UFSMpor
dc.title.alternativeWalking will be always a way forward": autobiographical’s discoveries which meant the way of initial training at UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo refere-se à construção do Trabalho Final de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação e identificação sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e, da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Tal trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as memórias emergentes da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que foram significativas a minha constituição docente. Os desdobramentos desta intenção, de forma específica são: rememorar os significados da trajetória pessoal e, profissional bem como a influência na constituição docente ao longo da formação inicial no curso de pedagogia; compreender as contribuições dos saberes disciplinares do curso de especialização em gestão educacional da UFSM para a formação docente; estudar as possibilidades teórico-metodológicas que tratam das reflexões (auto)biográficas. Para tanto, o caminho metodológico da pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico aliado ao método de história oral na categoria (auto)biográfica de onde emergem as memórias que tangenciam a investigação. Sendo que face aos resultados obtidos neste estudo, é possível argumentar favoravelmente em relação aos processos formativos que contemplam a reflexão e autodescoberta que permitiram um encontro com os conhecimentos pessoais, profissionais e acadêmicos constituídos ao longo da trajetória inicial acadêmica e da formação continuada que significaram na minha constituição docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto