dc.creator | Follmann, Natiele | |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T13:37:37Z | |
dc.date.available | 2019-11-01T13:37:37Z | |
dc.date.issued | 2019-07-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18741 | |
dc.description.abstract | Futsal is a motor practice that is increasingly present at school and in several other training
spaces, constituting an important part of the sport activity of children, youth and adults. The
Motor Praxiology is a theory that allows unveils the operating logic of motor practices. The
objective of this research is to systematize the elements of Futsal's internal logic, based on the
Motor Praxiology, to contribute to the teaching-learning process. Through a theoretical
research, it was made a historical rescue of the sport, dealing specifically with how Futsal
came about and what were the main evolutions in its rules. In order to analyze the scenario of
scientific publications on the sport, a survey was conducted in eight online journals. From
this, we realized the need for studies that deal with Futsal and Motor Praxiology, as well as
the knowledge of the teaching-learning process of this sport. When considering praxiological
knowledge, this proposal becomes fundamental to produce a basis that assists the pedagogical
work with Futsal in various fields and using this knowledge in teaching is fundamental to
improve the understanding of the game. Futsal is a sport with cooperation-opposition motor
interactions, where players aim to reach the opposing goal by making the goal, while
facilitating actions for their teammates and making it difficult for opponents. Understanding
the internal logic of the game begins with knowing the main general rules of the game and
how the players, from these, can relate themselves to space, time, material and other players.
In order to achieve the proposed systematization, it was based on the analysis tools of the
Motor Praxiology, the CAI Classification System and the Ludomotor Universals. When the
systematization is performed, new possibilities for teaching the game are presented. The
teaching will be based on the game as a whole, where the tactical and technical needs derive
from each other and happen with meaning. To select what and how to teach, the teachertrainer
needs in-depth knowledge. This work aims to reach those responsible for the various
formative spaces and, thus, bring together the scientifically produced knowledge to the
empirical knowledge acquired on the “floor of practice”. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Futsal | por |
dc.subject | Praxiologia motriz | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Esporte | por |
dc.subject | Motor praxiology | eng |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | Sport | por |
dc.title | A sistematização da lógica interna do futsal a partir da praxiologia motriz | por |
dc.title.alternative | The systemization of the futsal’s internal logic from motor praxiology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Futsal é uma prática motriz cada vez mais presente na escola e em vários outros espaços
formativos, constituindo parte importante da atividade desportiva de crianças, jovens e
adultos. A Praxiologia Motriz é uma teoria que permite desvelar a lógica de funcionamento de
práticas motrizes. O objetivo desta pesquisa é sistematizar os elementos da lógica interna do
Futsal, a partir da Praxiologia Motriz, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Por meio de uma pesquisa teórica, realizou-se um resgate histórico da modalidade, tratando
em específico de como o Futsal surgiu e quais foram as principais evoluções em suas regras.
A fim de analisar o cenário das publicações científicas sobre a modalidade, foi feito um
levantamento, em oito periódicos online. A partir deste, percebeu-se a necessidade de estudos
que tratem sobre o Futsal e a Praxiologia Motriz, bem como sobre os conhecimentos do
processo de ensino-aprendizagem deste esporte. Ao considerar o conhecimento praxiológico,
essa proposta torna-se fundamental para produzir uma base que auxilie o trabalho pedagógico
com o Futsal em diversos campos de atuação e utilizar esses conhecimentos no ensino é
fundamental para melhorar o entendimento do jogo. O Futsal é uma modalidade com
interações motrizes de cooperação-oposição, onde jogadores têm por objetivo atingir a meta
adversária, fazendo o gol, ao passo que facilitam as ações para seus companheiros e
dificultam as mesmas para os adversários. Entender a lógica interna do jogo tem início em
saber as principais regras gerais da modalidade e em como os jogadores, a partir destas,
poderão se relacionar com o espaço, o tempo, o material e os demais jogadores. Para
conseguir realizar a sistematização proposta, partiu-se das ferramentas de análise da
Praxiologia Motriz, o Sistema de Classificação CAI e os Universais Ludomotores. Ao ser
realizada a sistematização, apresentam-se novas possibilidades de se ensinar o jogo. O ensino
será pautado no jogo como um todo, onde as necessidades táticas e técnicas derivam uma da
outra e acontecem dotadas de sentido. Para selecionar o que e como ensinar, o professortreinador
necessita de conhecimentos aprofundados. Objetiva-se que este trabalho chegue aos
responsáveis pelos vários espaços formativos e, desta forma, aproximem-se os conhecimentos
produzidos cientificamente aos conhecimentos empíricos, adquiridos no “chão da prática”. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2539825151216671 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9251797427714461 | por |
dc.contributor.referee1 | Milistetd, Michel | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3003314961521718 | por |
dc.contributor.referee2 | Saad, Michél Angillo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6779059902476227 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9464360572868758 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |