Características do gênero oral debate a partir de produções orais em oficinas de língua portuguesa
Resumo
Esta dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva analisar as características textual-interacionais do gênero oral debate, a partir de produções orais de alunos inseridos na Educação Básica. Os estudos teóricos que embasaram a pesquisa estão ancorados na noção da linguagem como forma de interação social, proposta por Bakhtin/Volochinov (2000; 2006); na perspectiva sociointeracionista de ensino, defendida por Vygotsky (1993; 2000), bem como nas teorias relacionadas aos gêneros orais (Dolz e Schneuwly, 2004) e ao gênero debate (Nascimento, 2015). A pesquisa foi realizada a partir das transcrições de dois debates produzidos em oficinas de Língua Portuguesa, dinamizadas por pós-graduandas da linha de pesquisa Linguagem e Interação da UFSM. A análise do corpus está baseada em cinco critérios apresentados por Travaglia (2007), a saber: o conteúdo temático, a estrutura composicional, os objetivos/função sociocomunicativa, o estilo e as condições de produção. Verificamos, com tal pesquisa, que é possível trabalhar a oralidade, e um mesmo gênero oral, em diferentes níveis de ensino, por meio de uma sistematização do gênero. Sobre as características textual-interacionais que compõem o gênero, constatamos que são determinadas pela forma como os critérios se interligam na configuração final do gênero.
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