A escrita ética em W. G. Sebald um estudo de Schwindel. Gefühle., Die Ausgewanderten, Die Ringe des Saturn e Austerlitz
Abstract
Em Vertigem, Os emigrantes, Os anéis de Saturno e Austerlitz, de W. G. Sebald, a confluência entre estética e ética pode ser lida a partir do anarquivamento dos documentos inseridos na trama ficcional. O narrador sebaldiano está sempre em trânsito, viajando por motivos de estudos ou por razões desconhecidas e, nessas andanças, age como um colecionador, arquivando objetos, fotos, recortes de jornais e imagens diversas que aparecem integrados na ficção como espaços de memória, mas também como ferramentas de questionamento da representação. O conjunto de documentos factuais recolhidos de modo intuitivo e organizados pela técnica da bricolagem formam uma cadeia metonímica de analogias que são quase sempre melancólicas, pois o olhar do autor-narrador é moldado pela perspectiva benjaminiana da catástrofe, numa crítica à falência dos valores da modernidade. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar como a materialidade dos documentos é gerida a partir da subjetividade do autor-narrador e verificar como essas transposições refletem escolhas éticas, devido à ação estético-política de anarquivamento. A isso, soma-se a pesquisa realizada no espólio do autor, no Deutsches Literaturarchiv, na Alemanha e como o material lá encontrado contribui para a compreensão da técnica de montagem em Sebald, com foco voltado para a intermidialidade e também para os processos de intertextualidade evidenciados pela biblioteca particular do autor. Para tal empresa, são retomadas, principalmente, discussões teóricas de Benjamin, Adorno, Agambem, somadas à perspectiva de subjetividade de Sloterdijk e a crítica literária de Muriel Pic et Jürgen Ritte, J. J. Long, Ben Hutchinson, Luisa Banki e Martine Carré.
Collections
The following license files are associated with this item: