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dc.creatorPorto, Elisa Zago
dc.date.accessioned2019-11-04T12:30:06Z
dc.date.available2019-11-04T12:30:06Z
dc.date.issued2019-03-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18758
dc.description.abstractIn Rio Grande do Sul, are not uncommon records of landslides that affect the structure of highways, especially during rainy seasons. On the RS 149 highway, between the cities of Faxinal do Soturno and Nova Palma, there was a failure in the runway structure associated with a landslide. The affected junction is located at the base of a steep slope near the left bank of the river Soturno. The slope is covered by colluvial material with evidence of older rotational landslides and rising water at its base. Its substrate consists of sandstones of the Botucatu formation. The main objective of this research is to understand the process that originated the rupture of the highway characterizing the mass movement and the involved materials; laboratory tests were performed to classify the material, as well as shear strength tests, to obtain the resistance parameters. From the results, stability analyzes were performed using the Slide software. Mass movements, such as landslides and creep, were detected in the region. These movements modify the topography, greatly influencing the surface drainage of the waters. The highway drainage system today is completely inefficient. The accumulation of water at the side of the highway causes uncalculated pressure on the structure of the landfill and there is also soil saturation, reducing the stability of the massif, which can lead the mass of soil to slip. In the stability analysis, with the Slide software, when the shear strength parameters were used for the condition of large deformations, SF values ranging from 0,94 to 1,23 were obtained. The shear strength parameters that lead the slope to failure are between the peak condition and that of large deformations, indicating that the initial failure already involved a considerable decrease of resistance due to the accumulation of deformations. It seems that the failure occurred due to the sum of several factors. It is believed that soil under the landfill today has a residual resistance where there is already an orientation of the particles, causing new movements to occur easily. Another important factor is the inadequate drainage of the highway, contributing to the instability of this site.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectColúviopor
dc.subjectEscorregamentopor
dc.subjectResistência ao cisalhamentopor
dc.subjectColluviumeng
dc.subjectLandslideeng
dc.subjectShear strengtheng
dc.titleEstudo de estabilidade de uma encosta em Faxinal do Soturno – RSpor
dc.title.alternativeStudy of a slope stability in Faxinal do Soturno – RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo Rio Grande do Sul, não são raros registros de escorregamentos que afetam a estrutura das rodovias, principalmente em épocas chuvosas. Na rodovia RS149, entre as cidades de Faxinal do Soturno e Nova Palma, houve uma ruptura na pista, associada a um escorregamento. O trecho afetado está localizado na base de uma encosta junto à margem esquerda do rio Soturno. A encosta é coberta por material coluvionar com evidências de escorregamentos rotacionais mais antigos e surgência de água na sua base. Seu substrato constitui de arenitos da Formação Botucatu. O objetivo principal desta pesquisa é compreender o processo que originou a ruptura da rodovia caracterizando o movimento de massa e os materiais envolvidos; foram realizados ensaios de laboratório para classificação do material e ensaios de resistência ao cisalhamento, para obtenção dos parâmetros de resistência e com os resultados foram executadas análises de estabilidade utilizando o software Slide. Foi detectado na região movimentos de massa, como escorregamentos e rastejos. Estes transformam a topografia, influenciando muito na drenagem superficial das águas. O sistema de drenagem da rodovia hoje é completamente ineficiente. O acúmulo de água ao lado da rodovia causa uma pressão não calculada na estrutura do aterro e há também a saturação do solo, reduzindo a estabilidade do maciço, podendo levar uma massa de solo ao escorregamento. Na análise da estabilidade, com o software Slide, quando se utilizou os parâmetros de resistência ao cisalhamento para a condição de grandes deformações, obteve-se valores de FS variando de 0,94 a 1,23. Os parâmetros de resistência ao cisalhamento que levam o talude à ruptura situamse entre a condição de pico e a de grandes deformações, indicando que a ruptura inicial já envolvia um decréscimo de resistência considerável pelo acúmulo de deformações. Tudo indica que a ruptura ocorreu devido à soma de vários fatores. Acredita-se que solo sob o aterro da rodovia apresenta hoje uma resistência residual onde já existe uma orientação das partículas, fazendo com que novas movimentações ocorram facilmente. Outro fator importante, é a drenagem inadequada da rodovia, contribuindo para instabilidade deste local.por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Rinaldo Jose Barbosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316781096410por
dc.contributor.advisor-co1Nummer, Andrea Valli
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431997547801893por
dc.contributor.referee1Silveira, Felipe Gobbi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1797802435782331por
dc.contributor.referee2Baroni, Magnos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977419778481897por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662840448319432por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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