dc.creator | Porto, Elisa Zago | |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T12:30:06Z | |
dc.date.available | 2019-11-04T12:30:06Z | |
dc.date.issued | 2019-03-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18758 | |
dc.description.abstract | In Rio Grande do Sul, are not uncommon records of landslides that affect the structure
of highways, especially during rainy seasons. On the RS 149 highway, between the
cities of Faxinal do Soturno and Nova Palma, there was a failure in the runway
structure associated with a landslide. The affected junction is located at the base of a
steep slope near the left bank of the river Soturno. The slope is covered by colluvial
material with evidence of older rotational landslides and rising water at its base. Its
substrate consists of sandstones of the Botucatu formation. The main objective of this
research is to understand the process that originated the rupture of the highway
characterizing the mass movement and the involved materials; laboratory tests were
performed to classify the material, as well as shear strength tests, to obtain the
resistance parameters. From the results, stability analyzes were performed using the
Slide software. Mass movements, such as landslides and creep, were detected in the
region. These movements modify the topography, greatly influencing the surface
drainage of the waters. The highway drainage system today is completely inefficient.
The accumulation of water at the side of the highway causes uncalculated pressure on
the structure of the landfill and there is also soil saturation, reducing the stability of the
massif, which can lead the mass of soil to slip. In the stability analysis, with the Slide
software, when the shear strength parameters were used for the condition of large
deformations, SF values ranging from 0,94 to 1,23 were obtained. The shear strength
parameters that lead the slope to failure are between the peak condition and that of
large deformations, indicating that the initial failure already involved a considerable
decrease of resistance due to the accumulation of deformations. It seems that the
failure occurred due to the sum of several factors. It is believed that soil under the
landfill today has a residual resistance where there is already an orientation of the
particles, causing new movements to occur easily. Another important factor is the
inadequate drainage of the highway, contributing to the instability of this site. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Colúvio | por |
dc.subject | Escorregamento | por |
dc.subject | Resistência ao cisalhamento | por |
dc.subject | Colluvium | eng |
dc.subject | Landslide | eng |
dc.subject | Shear strength | eng |
dc.title | Estudo de estabilidade de uma encosta em Faxinal do Soturno – RS | por |
dc.title.alternative | Study of a slope stability in Faxinal do Soturno – RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | No Rio Grande do Sul, não são raros registros de escorregamentos que afetam a
estrutura das rodovias, principalmente em épocas chuvosas. Na rodovia RS149, entre
as cidades de Faxinal do Soturno e Nova Palma, houve uma ruptura na pista,
associada a um escorregamento. O trecho afetado está localizado na base de uma
encosta junto à margem esquerda do rio Soturno. A encosta é coberta por material
coluvionar com evidências de escorregamentos rotacionais mais antigos e surgência
de água na sua base. Seu substrato constitui de arenitos da Formação Botucatu. O
objetivo principal desta pesquisa é compreender o processo que originou a ruptura da
rodovia caracterizando o movimento de massa e os materiais envolvidos; foram
realizados ensaios de laboratório para classificação do material e ensaios de
resistência ao cisalhamento, para obtenção dos parâmetros de resistência e com os
resultados foram executadas análises de estabilidade utilizando o software Slide. Foi
detectado na região movimentos de massa, como escorregamentos e rastejos. Estes
transformam a topografia, influenciando muito na drenagem superficial das águas. O
sistema de drenagem da rodovia hoje é completamente ineficiente. O acúmulo de
água ao lado da rodovia causa uma pressão não calculada na estrutura do aterro e
há também a saturação do solo, reduzindo a estabilidade do maciço, podendo levar
uma massa de solo ao escorregamento. Na análise da estabilidade, com o software
Slide, quando se utilizou os parâmetros de resistência ao cisalhamento para a
condição de grandes deformações, obteve-se valores de FS variando de 0,94 a 1,23.
Os parâmetros de resistência ao cisalhamento que levam o talude à ruptura situamse
entre a condição de pico e a de grandes deformações, indicando que a ruptura
inicial já envolvia um decréscimo de resistência considerável pelo acúmulo de
deformações. Tudo indica que a ruptura ocorreu devido à soma de vários fatores.
Acredita-se que solo sob o aterro da rodovia apresenta hoje uma resistência residual
onde já existe uma orientação das partículas, fazendo com que novas movimentações
ocorram facilmente. Outro fator importante, é a drenagem inadequada da rodovia,
contribuindo para instabilidade deste local. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Rinaldo Jose Barbosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1539316781096410 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Nummer, Andrea Valli | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0431997547801893 | por |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Felipe Gobbi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1797802435782331 | por |
dc.contributor.referee2 | Baroni, Magnos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4977419778481897 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0662840448319432 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |