Tiras Radicci - o despertar de sentidos de modernidade e pós-modernidade através das estratégias criadas pela teoria da imagem
Resumo
O trabalho consiste na análise das tirinhas Radicci, do cartunista Iotti, e tem como objetivo geral verificar como o choque cultural na relação pai e filho é representado visualmente, nas tirinhas, no contexto da modernidade/pós-modernidade, através das significações plásticas. Os objetivos específicos são investigar o sentidos produzidos através das estratégias de imagem, estudar como o sujeito colono é representado, analisar como o jovem alternativo é representado. O estudo foi elaborado em três capítulos, sendo o primeiro referente à explicação do objeto empírico, um apanhado do surgimento e evolução das histórias em quadrinhos no Brasil, a conceituação de humor e a definição do conceito de imagem. O capítulo II é destinado ao corpo teórico do trabalho em que são abordados, primeiramente, o processo de criação de sentidos por Peruzzolo (2015), a definição de moderno e pós-moderno e, por fim, Teoria da Imagem. O terceiro capítulo é designado à análise das tirinhas que estão divididas entre os seguintes grupos de sentidos: conflito de gerações, conflito ideológico, conflito entre o novo e o antigo e conflito entre campo e a cidade. A metodologia utiliza o método dedutivo e trabalha com a pesquisa qualitativa de imagens que são investigadas pela Teoria da Imagem de Villafañe (2006). Os sentidos despertos dão subsídio para a análise semântica pelos autores Kumar (2006), Hall (2011), Bauman (1999) e Giddens (2002) no que tange aspectos dos Estudos Culturais.