Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggioni, Fabiano
dc.creatorRosa, Francys Albrecht da
dc.date.accessioned2016-07-11T20:23:26Z
dc.date.available2016-07-11T20:23:26Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1876
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Jornalismo, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe work consists in analyzing Radicci’s strips, from the cartoonist Iotti, and has as the main goal to verify that culture shock in the parent-child relationship is visually represented, in strips, in the context of modernity / post modernity through plastic significations. The specific objectives are to investigate the meanings produced through the image strategies, study how the subject settler is represented, analyze how the alternative youth is represented. The study has been prepared in three chapters, the first referring to the empirical object explanation, an overview of the emergence and evolution of comics in Brazil and a definition of image. Chapter II is devoted to theoretical body of work in which they are addressed, first, the process of creating felt by Peruzzolo (2015), the definition of modern and postmodern and, finally, Theory of Image. The third chapter is assigned to the analysis of strips that are divided among the following groups senses: generational conflict, ideological conflict, conflict between the new and the old and conflict between country and city. The methodology uses the deductive method and works with qualitative research of images that are investigated by the Theory of Villafañe Picture (2006). The senses awaken give subsidy for the semantic analysis by the authors Kumar (2006), Hall (2011), Bauman (1999) and Giddens (2002) regarding aspects of Cultural Studies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudo culturalpor
dc.subjectTeoria da imagempor
dc.subjectPlasticidadepor
dc.subjectRadiccipor
dc.subjectTirinhapor
dc.subjectStripeng
dc.subjectCultural studyeng
dc.subjectTheory of imageeng
dc.subjectPlasticityeng
dc.titleTiras Radicci - o despertar de sentidos de modernidade e pós-modernidade através das estratégias criadas pela teoria da imagempor
dc.title.alternativeRadicci's strips: the development of mean of modernity and post modernity through of strategies created about image theoryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoO trabalho consiste na análise das tirinhas Radicci, do cartunista Iotti, e tem como objetivo geral verificar como o choque cultural na relação pai e filho é representado visualmente, nas tirinhas, no contexto da modernidade/pós-modernidade, através das significações plásticas. Os objetivos específicos são investigar o sentidos produzidos através das estratégias de imagem, estudar como o sujeito colono é representado, analisar como o jovem alternativo é representado. O estudo foi elaborado em três capítulos, sendo o primeiro referente à explicação do objeto empírico, um apanhado do surgimento e evolução das histórias em quadrinhos no Brasil, a conceituação de humor e a definição do conceito de imagem. O capítulo II é destinado ao corpo teórico do trabalho em que são abordados, primeiramente, o processo de criação de sentidos por Peruzzolo (2015), a definição de moderno e pós-moderno e, por fim, Teoria da Imagem. O terceiro capítulo é designado à análise das tirinhas que estão divididas entre os seguintes grupos de sentidos: conflito de gerações, conflito ideológico, conflito entre o novo e o antigo e conflito entre campo e a cidade. A metodologia utiliza o método dedutivo e trabalha com a pesquisa qualitativa de imagens que são investigadas pela Teoria da Imagem de Villafañe (2006). Os sentidos despertos dão subsídio para a análise semântica pelos autores Kumar (2006), Hall (2011), Bauman (1999) e Giddens (2002) no que tange aspectos dos Estudos Culturais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples