As mudanças no mercado contemporâneo do jornalismo: o empreendedorismo na profissão
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como temática as mudanças que ocorrem no mercado jornalístico, levam à reconfiguração da profissão nas grandes organizações e fomentam iniciativas empreendedoras. Nesse cenário, buscamos compreender os motivos pelos quais muitos jornalistas saem das grandes redações e investem no desenvolvimento de projetos em jornalismo. Por isso, o objetivo geral da pesquisa é mapear as mudanças que ocorreram no mercado e geraram o deslocamento do local de produção dos jornalistas, e nossos objetivos específicos consistem em entender como a internet é decisiva nessa conjuntura, porque os profissionais decidiram fazer essa transição, e como estão estruturando seus projetos empreendedores. Para mapear esses aspectos e estabelecer reflexões foram realizadas cinco entrevistas em profundidade com profissionais do jornalismo que já trabalharam em grandes redações e veículos tradicionais, mas que atualmente desenvolvem projetos com caracterização de jornalismo, porém em diferentes áreas, segmentos e locais de produção. Essa análise foi fundamentada na proposição teórica de Grohmann (2015), que consiste em entender o trabalho do jornalista sob o viés da produção, do discurso e das identidades e subjetividades dos profissionais.