dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Ramburger, Janice Saratt | |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T15:33:59Z | |
dc.date.available | 2019-11-04T15:33:59Z | |
dc.date.issued | 2014-12-02 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18783 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The Democratic Management: a process in construction is an experience like Pedagogical Coordinator in a Private School X in Sao Luiz Gonzaga, Brazil. It is believed that education is a social process where all school managers should participate and collaborate, since the creation of Project Political seeking quality education grounded in the principle of democratization. Therefore, this whole set of skills and teamwork requires actions related needs, desires, gestated in their own community. Therefore, I submit the following questions: Is it possible to understand the experience during four months in Private School X as Pedagogical Coordinator from the perspective of the democratic construction process? What are the most significant actions that have marked the course this time and place? Seeking answers to these questions, I invested in a critical reading of the school environment focused on interpersonal relations issues, with the main objective to analyze the possibilities and difficulties of implementation of democratic management in particular private school xe order to reframe from the lived reality the process construction of the Democratic Management. With the results of the survey it was noted that democracy is still under construction, as the experienced practices do not come to the meeting with the same. ressignifico my experience during four months in Private School X, valuing the pedagogical activities as an articulator and manufacturing, resulting in the enhancement of institutional climate of belonging, which enabled the reflection, doubt, creativity, dialogue, listening, flexibility and innovation, paths to a quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Construção | por |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Construction | eng |
dc.subject | Educational coordinator experience | eng |
dc.title | Gestão democrática: um processo em construção | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A Gestão Democrática: um processo em construção é uma experiência como Coordenadora Pedagógica numa Escola particular X, em São Luiz Gonzaga, RS. Acredita-se que a educação é um processo social onde todos os gestores escolares devam participar e colaborar, desde a criação do Projeto Político Pedagógico buscando a qualidade do ensino embasado no princípio da democratização. Para tanto, todo esse conjunto de competências e trabalho em equipe necessita de ações ligadas as necessidades, desejos, gestados na própria coletividade. Assim sendo, apresento os seguintes questionamentos: É possível compreender a experiência vivida durante quatro meses na Escola particular X como Coordenadora Pedagógica pelo viés do processo de construção democrática? Quais as ações mais significativas que marcaram a trajetória nesse tempo e lugar? Buscando respostas a esses questionamentos, investi em uma leitura crítica do contexto escolar focada nas questões de relações interpessoais, com o objetivo geral analisar as possibilidades e dificuldades da implementação da gestão democrática na escola particular x e objetivo específico de ressignificar a partir da realidade vivida o processo de construção da Gestão Democrática. Com os resultados da pesquisa percebeu-se que a democracia ainda está em processo de construção, pois as práticas vivenciadas não vêm ao encontro com da mesma. ressignifico a minha experiência durante quatro meses na Escola Particular X, valorizando as atividades pedagógicas como articuladora e transformadora, implicando na valorização do clima institucional de pertencimento, no qual propiciaram a reflexão, a dúvida, a criatividade, o diálogo, a escuta, flexibilidade e a inovação, caminhos para um ensino de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |