Psicologia e socioeducação: práticas, perspectivas e possibilidades
Resumo
As práticas psicológicas historicamente permearam as intervenções institucionalizantes para menores infratores. Com as mudanças legislativas para crianças e adolescentes junto às transformações teórico-ideológicas da Psicologia, adentra-se o campo da Socioeducação. Esse estudo tem como objetivo compreender o trabalho e as práticas profissionais de psicólogos nesse contexto. Fizeram parte da pesquisa 11 psicólogos que trabalharam e trabalhavam nos meios aberto e fechado com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Foram realizadas entrevistas, analisadas qualitativamente conforme a análise de conteúdo. Os dados apresentaram o psicólogo como trabalhador; questionando o lugar que a Psicologia ocupa na Socioeducação como política em construção; tendo em vista a formação acadêmica e a relação entre teoria e prática; considerando as percepções e perspectivas subjetivas dos psicólogos nesse contexto. As práticas psicológicas destacam a criação de um espaço de subjetivação para o adolescente e a construção de um vínculo terapêutico. Percebem-se os desafios das intervenções socioeducativas e as possibilidades da utilização de diferentes metodologias potencialmente inovadoras. Problematiza-se sobre a relação entre a Psicologia e a eficácia das medidas socioeducativas. Entende-se que o trabalho do psicólogo junto às medidas socioeducativas exige constantes reflexões técnico-teóricas, mas também ideológicas. A reincidência recai sobre as adversidades de funcionamentos falhos, tendo em vista a possibilidade de normatização das intervenções psicológicas, mas também sobre as condições e os recursos que subsidiam o desempenho dessas práticas. Ressalta-se a importância do psicólogo na Socioeducação, além de compreender a complexidade desse fenômeno e a articulação de estratégias multidisciplinares e intersetoriais.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: