dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Franck, Marciane de Campos | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T12:21:50Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T12:21:50Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18850 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The research was performed at an Institution of Higher Education in the city of
Santa Rosa – RS with teachers of the Physical Education Graduation Course,
having as main approach the analyzes of the educational practice of Physical
Education teachers in the ambit of educational management. Because of this,
this research can be considered as a case study. It had as an objective to check
the relevancy of a solid and quality degree course for the professional future
and consequently the importance of the continual education; to analyze which
emergent necessity to reinforce the formal education, to the citizenship
exercise. Ascertain which work has been developed to prepare and qualify
academicians to assume functions of administration, pedagogical coordination
and management at their likely workplaces (schools). The results indicated that
the teachers consider as extremely important the work of the manager, the
same must be critical, reflexible, flexible and democratic and disagree about the
preparation of academicians to assume the function of management, a teacher
answered that this preparation is not done in the graduation course. According
to the data collection it is possible to realize how much the initial education
lacks concepts, theory and pedagogical practices that ensure the effectuation of a study in the management area. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | A formação inicial e continuada em educação física e a preparação para a função de gestor(a) | por |
dc.title.alternative | The initial and continual education in physical education and the preparation for the management function | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior do Município
de Santa Rosa/RS com os professores da Graduação Licenciatura em
Educação Física, tendo como abordagem principal analisar a prática
pedagógica dos Professores de Educação Física no âmbito da gestão
educacional. Com isso, esta pesquisa pode ser considerada como estudo de
caso, descritivo de cunho qualitativo. Teve como objetivo verificar qual a
relevância de um curso de graduação sólida e de qualidade para o futuro
profissional e conseguinte a importância da formação continuada; analisar
qual a necessidade emergente para se fortalecer a educação formal, para o
exercício da cidadania; averiguar qual trabalho esta sendo desenvolvido no
sentido de preparar e qualificar acadêmicos para assumirem cargos de
direção, coordenação e gestão em seus prováveis locais de trabalho
(escolas). Para analise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de
conteúdo, a partir de categorias de análise, todos os dados foram levados
em consideração. Os resultados indicaram que: os professores consideram
de extrema importância o trabalho do gestor, o mesmo deve ser crítico,
reflexível, flexível e democrático. Discordaram sobre a preparação de
acadêmicos nos cursos de formação para assumirem cargos na gestão
escolar. Segundo a coleta de dados, pode-se perceber o quanto a formação
inicial está carente de conceitos, teorias e práticas pedagógicas que
garantam a efetivação de um estudo na área da gestão educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |