Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorFranck, Marciane de Campos
dc.date.accessioned2019-11-08T12:21:50Z
dc.date.available2019-11-08T12:21:50Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18850
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe research was performed at an Institution of Higher Education in the city of Santa Rosa – RS with teachers of the Physical Education Graduation Course, having as main approach the analyzes of the educational practice of Physical Education teachers in the ambit of educational management. Because of this, this research can be considered as a case study. It had as an objective to check the relevancy of a solid and quality degree course for the professional future and consequently the importance of the continual education; to analyze which emergent necessity to reinforce the formal education, to the citizenship exercise. Ascertain which work has been developed to prepare and qualify academicians to assume functions of administration, pedagogical coordination and management at their likely workplaces (schools). The results indicated that the teachers consider as extremely important the work of the manager, the same must be critical, reflexible, flexible and democratic and disagree about the preparation of academicians to assume the function of management, a teacher answered that this preparation is not done in the graduation course. According to the data collection it is possible to realize how much the initial education lacks concepts, theory and pedagogical practices that ensure the effectuation of a study in the management area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectManagementeng
dc.titleA formação inicial e continuada em educação física e a preparação para a função de gestor(a)por
dc.title.alternativeThe initial and continual education in physical education and the preparation for the management functioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior do Município de Santa Rosa/RS com os professores da Graduação Licenciatura em Educação Física, tendo como abordagem principal analisar a prática pedagógica dos Professores de Educação Física no âmbito da gestão educacional. Com isso, esta pesquisa pode ser considerada como estudo de caso, descritivo de cunho qualitativo. Teve como objetivo verificar qual a relevância de um curso de graduação sólida e de qualidade para o futuro profissional e conseguinte a importância da formação continuada; analisar qual a necessidade emergente para se fortalecer a educação formal, para o exercício da cidadania; averiguar qual trabalho esta sendo desenvolvido no sentido de preparar e qualificar acadêmicos para assumirem cargos de direção, coordenação e gestão em seus prováveis locais de trabalho (escolas). Para analise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, a partir de categorias de análise, todos os dados foram levados em consideração. Os resultados indicaram que: os professores consideram de extrema importância o trabalho do gestor, o mesmo deve ser crítico, reflexível, flexível e democrático. Discordaram sobre a preparação de acadêmicos nos cursos de formação para assumirem cargos na gestão escolar. Segundo a coleta de dados, pode-se perceber o quanto a formação inicial está carente de conceitos, teorias e práticas pedagógicas que garantam a efetivação de um estudo na área da gestão educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto