Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorVieira, Márcia
dc.date.accessioned2019-11-08T12:49:01Z
dc.date.available2019-11-08T12:49:01Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18852
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph Specialization in Educational Management has as its central theme the Democratic Management. Thus, the investigation was about the mechanisms of participation. This work is characterized be a case study, taking into account some goals as: Studying the Democratic Management and its principles; investigate ways of participation; assess the political pedagogical project of the selected school and analyze its importance for the realization of democratic management knowing the opinion of teachers of a public school. They were first defined the issues surrounding the theme generator, as follows: History of the Democratic Management and its principles, Public Policy and the Democratic Management of Education Contributions of the Democratic Management for teaching, PPP Knowledge of the analyzed school. Later, a survey of data collection was carried out with effective teachers working at the school, with the instrument the questionnaire. After the responses were analyzed, making a parallel with the theoretical framework, using as methodology the analysis of the issues. The aforementioned results demonstrate that the State Preparatory High School of Uncle Hugo, owns and gives space to democratizing bodies of the school, partnering in school activities and in decision-making and are exercising democracy in this environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectÓrgãos colegiadospor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectColegiate bodieseng
dc.titleGestão democrática: mecanismos de participaçãopor
dc.title.alternativeDemocratic management: participation mechanismseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia de Especialização em Gestão Educacional apresenta como tema central a Gestão Democrática. Dessa forma, a investigação foi acerca dos mecanismos de participação. Este trabalho tem como característica ser um estudo de caso, levando em conta alguns objetivos como: Estudar a Gestão Democrática e seus princípios; investigar as formas de participação; avaliar o projeto político pedagógico da escola selecionada e analisar a sua importância para a realização de uma gestão democrática conhecendo a opinião dos professores de uma escola estadual. Primeiramente foram delimitados os assuntos que envolvem o tema gerador, sendo eles: Histórico da Gestão Democrática e seus princípios, Políticas Públicas e a Gestão Democrática da Educação, Contribuições da Gestão Democrática para o ensino, Conhecimento do PPP da escola analisada. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa com coleta de dados com os professores efetivos que trabalham na escola, tendo como instrumento o questionário. Após, foram analisadas as respostas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, usando como metodologia a análise das questões. Os resultados apontados demonstram que a Escola Estadual de Ensino Médio de Tio Hugo, possui e dá espaço aos órgãos democratizadores da escola, fazendo uma parceria nas atividades escolares e nas tomadas de decisões, estando exercendo a democracia neste ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto