dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Silveira, Graciela Orsolin da | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T14:52:43Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T14:52:43Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18859 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Sought to analyze the challenges and perspectives of school
management forward to technological innovations to manage a school located
in the municipality of Campos Borges (RS) and its repercussions in learning and
training of citizenship. This study was based on qualitative methodology, using
the search type case study to develop considerations applicable and verifiable
study in any institution. In order to analyze how occurs the construction of
knowledge and citizenship in school, his relationship with the technologies and
the challenges that the school management faces was organized a
questionnaire with open questions. The reports showed that the construction of
knowledge occurs with the use of the technological tools and that they
constitute in a differential in learning, being that its use can be extended to the
extent that does not reach all educators. For this it is necessary that
all segments of the school community have compromised in enter the use of
technologies and perceive their importance daily in the current context. In this
sense the school management has a relevant role, because through the
collective must seek actions and solutions which make the most significant and human education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias educacionais | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educational technologies | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Gestão escolar e tecnologias educacionais: construção do saber e da cidadania em uma escola de Campos Borges (RS) | por |
dc.title.alternative | Construction of knowledge and citizenship in a school of Campos Borges(RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Buscou-se como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da
gestão escolar frente às inovações tecnológicas para gerir uma escola situada
no município de Campo Borges (RS)e suas repercussões na aprendizagem e
na formação da cidadania. Este estudo foi fundamentado na metodologia
qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo estudo de caso para elaborar
considerações aplicáveis e passíveis de estudo em qualquer instituição. A fim
de analisar como ocorre a construção do conhecimento e da cidadania na
escola, a sua relação com as tecnologias e os desafios que a gestão escolar
enfrenta foi organizado um questionário com perguntas abertas. Os relatos
mostraram que a construção do conhecimento ocorre com o uso de
ferramentas tecnológicas e que elas constituem em diferencial na
aprendizagem, sendo que seu uso pode ser ampliado à medida que não atinge
todos os educadores. Para isso é necessário que todos os segmentos
dacomunidade escolar tenham comprometimento em inserir as tecnologias
diariamente e percebam sua importância no contexto atual. Neste sentido a
gestão escolar possui um papel relevante, pois através do coletivo pode buscar
ações e soluções que tornem o ensino mais significativo e humano. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |