Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorSilveira, Graciela Orsolin da
dc.date.accessioned2019-11-08T14:52:43Z
dc.date.available2019-11-08T14:52:43Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18859
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractSought to analyze the challenges and perspectives of school management forward to technological innovations to manage a school located in the municipality of Campos Borges (RS) and its repercussions in learning and training of citizenship. This study was based on qualitative methodology, using the search type case study to develop considerations applicable and verifiable study in any institution. In order to analyze how occurs the construction of knowledge and citizenship in school, his relationship with the technologies and the challenges that the school management faces was organized a questionnaire with open questions. The reports showed that the construction of knowledge occurs with the use of the technological tools and that they constitute in a differential in learning, being that its use can be extended to the extent that does not reach all educators. For this it is necessary that all segments of the school community have compromised in enter the use of technologies and perceive their importance daily in the current context. In this sense the school management has a relevant role, because through the collective must seek actions and solutions which make the most significant and human education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducational technologieseng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleGestão escolar e tecnologias educacionais: construção do saber e da cidadania em uma escola de Campos Borges (RS)por
dc.title.alternativeConstruction of knowledge and citizenship in a school of Campos Borges(RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoBuscou-se como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da gestão escolar frente às inovações tecnológicas para gerir uma escola situada no município de Campo Borges (RS)e suas repercussões na aprendizagem e na formação da cidadania. Este estudo foi fundamentado na metodologia qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo estudo de caso para elaborar considerações aplicáveis e passíveis de estudo em qualquer instituição. A fim de analisar como ocorre a construção do conhecimento e da cidadania na escola, a sua relação com as tecnologias e os desafios que a gestão escolar enfrenta foi organizado um questionário com perguntas abertas. Os relatos mostraram que a construção do conhecimento ocorre com o uso de ferramentas tecnológicas e que elas constituem em diferencial na aprendizagem, sendo que seu uso pode ser ampliado à medida que não atinge todos os educadores. Para isso é necessário que todos os segmentos dacomunidade escolar tenham comprometimento em inserir as tecnologias diariamente e percebam sua importância no contexto atual. Neste sentido a gestão escolar possui um papel relevante, pois através do coletivo pode buscar ações e soluções que tornem o ensino mais significativo e humano.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto