dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Ribeiro, Amanda de Cassia Borges | |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T11:34:01Z | |
dc.date.available | 2019-11-11T11:34:01Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18872 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study sought to examine how public policies were being built from certain historical and cultural contexts as well as the views of children and childhood and how the democratic management has been understood and practiced within the elementary schools. The objective of the study is to investigate which one (s) the conceptions that teachers, coordinator and director of a public school in Early Childhood Education attach to their work in the democratic school management perspective. The methodology was based on: 1) literature in the history of early childhood education in Brazil; 2) conducting semi-structured interviews with early childhood institution manager, engineer, in order to investigate how the team understands the management and the role of the teacher of kindergarten; 3) conducting structured interviews with three teachers of early childhood education, to know how they perceive their work with children, and how are their participation in decisions by the management team. Realization of data analysis, prioritizing the identification of how to process the democratic management in the data presented infantil. Os education institutions highlight contributions for reflection on the democratic management practices, particularly in the context of early childhood education aimed at quality assurance Basic Education in this step. Through the testimonies of the teachers, and the school management team Darcy Vargas, in general, it is noted that there is the understanding that the democratic school management when everyone has the opportunity to participate in all matters covering the school. It was gratifying to conduct this research in this school. From the conversations I have established with these people, knowledge covering several subjects to take a lifetime. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | A gestão democrática na educação infantil reflexões a partir de um estudo de caso em uma EMEI de Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo buscou analisar como as políticas públicas foram sendo construídas a partir de determinados contextos históricos e culturais bem como as concepções de crianças e infâncias e como a gestão democrática tem sido entendida e praticada no âmbito das escolas de educação infantil. O objetivo do estudo é investigar qual (is) as concepções que professoras, coordenadora e diretora de uma escola pública de Educação Infantil atribuem ao seu trabalho na perspectiva de gestão escolar democrática. A metodologia baseou-se em: 1) pesquisa bibliográfica da história da educação infantil no Brasil; 2) realização de entrevista semi-estruturada com um gestor de instituição de educação infantil, um coordenador, no intuito de investigar como a equipe entende a gestão e o papel do professor de Educação Infantil; 3) realização de entrevista estruturada com três professoras de Educação Infantil, para saber como percebem seu trabalho junto às crianças, e como são suas participações nas decisões junto à equipe diretiva. Realização das análises dos dados, priorizando a identificação de como se processa a gestão democrática nas instituições de educação infantil.Os dados apresentados apontam subsídios para a reflexão acerca das práticas de gestão democrática, em particular, no âmbito da Educação Infantil visando a garantia de qualidade nesta etapa da Educação Básica. Através das falas das professoras, e equipe diretiva da Escola Darcy Vargas, de modo geral, foi possível perceber que existe o entendimento que a gestão escolar democrática quando todos têm a oportunidade de participar de todos os assuntos que abrangem a escola. Foi gratificante realizar esta pesquisa nesta escola. A partir dos diálogos que estabeleci com essas pessoas, conhecimentos que abrangiam assuntos diversos que levo para toda uma vida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |