dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Gerson, Pietro Quilião | |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T12:05:44Z | |
dc.date.available | 2016-07-12T12:05:44Z | |
dc.date.issued | 2011-12-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1887 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The unbridled consumption of nonrenewable resources, the consumption of the
emerging capitalist system that puts large populations the margins of poverty by
consuming less power, this whole issue makes today's society requires citizens more
involved, aware and responsible for half in which they live. In this sense, environmental
education can incorporate a social inclusion perspective for social subjects, allowing the
teacher to establish a contextualized and critical pedagogical practice, which explains
the structural problems of our society through popular education, education with a
Transdisciplinarity and holism, this is an education without the fragmentation of
knowledge that has connection with other disciplines and daily life of students. And
eco-pedagogy that can be instrumental in building the economic, political, social and go
to the company environmentally friendly attitudes and values. Educators to use ecopedagogy
as a way of training students to live in society, and by inserting in the same
environment they live in order to improve the quality of community life.This paper
discusses how developed the implementation of the subproject Architects of Learning
State School Elementary School Honorato de Souza Santos, whose goal was to
demonstrate how environmental education can serve as a tool for social inclusion in the
community of the steps from the sand, city of Cachoeira South
The methodology used is a case study, to which a questionnaire was open to students
parents and teachers of the Honorato de Souza Santos and even a desk study in the
Department of Labor and Social Welfare of the municipality.
If found that Environmental Education, Popular Education and Ecopedagogy although
not included in the school curriculum Honorato de Souza Santos are present in all
subjects after the implementation of the subproject Architects of Learning, teachers
have a good qualifying facilitate the understanding of students and that there were
changes in the routine of school through workshops, lectures and visits to the Federal
University of Santa Maria. Students at the school Honorato de Souza Santos located
steps from the sand in the municipality of Cachoeira do Sul did not participate in full of
the Bolsa Familia and the parents of most of them work in logging. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | Ecopedagogia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | A educação ambiental como ferramenta de inclusão social | por |
dc.title.alternative | Environmental education as a tool for social inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O consumo desenfreado dos recursos não renováveis, o consumismo das classes
emergentes, o sistema capitalista que coloca as grandes populações as margens da
miséria por consumir menos energia, toda essa problemática faz com que a sociedade
atual exija cidadãos mais participativos, conscientizados e responsáveis pelo meio em
que vivem. Neste sentido, a educação ambiental poderá incorporar uma perspectiva
inclusão social para os sujeitos sociais, permitindo o educador estabelecer uma prática
pedagógica contextualizada e crítica, que explicita os problemas estruturais de nossa
sociedade, através da educação popular, uma educação com transdisciplinaridade e
holismo, isto é, uma educação sem a fragmentação do conhecimento que tenha conexão
com as outras disciplinas e com o cotidiano dos estudantes. E que a ecopedagogia possa
ser fundamental para a construção da sustentabilidade econômica, política, social e
passe para a sociedade atitudes e valores ecologicamente corretos. Que os educadores
usem a ecopedagogia como um modo de formação dos estudantes para viverem em
sociedade, e inserindo o mesmo no meio em que vive, tendo em vista melhoria da
qualidade de vida da comunidade. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a
implantação do subprojeto Arquitetos do Saber na escola Estadual de Ensino
Fundamental Honorato de Souza Santos, cujo objetivo foi demonstrar como a Educação
Ambiental pode servir como ferramenta de inclusão social na comunidade do Passo da
Areia, município de Cachoeira do Sul.
A metodologia utilizou-se de um estudo de caso, ao qual foi aplicado um questionário
aberto aos alunos pais e professores da Escola Honorato de Souza Santos e ainda um
Estudo Documental na Secretaria de Trabalho e Assistência Social do município.
Se constatou que a Educação Ambiental, Educação Popular e a Ecopedagogia embora
não estejam inseridas no currículo escolar da escola Honorato de Souza Santos estão
presentes em todas as disciplinas após a implantação do subprojeto Arquitetos do Saber,
os professores possuem uma boa qualificação facilitando o entendimento dos alunos e
que houve mudanças na rotina da escola através das oficinas, palestras e visitas a
Universidade Federal de Santa Maria. Os alunos da escola Honorato de Souza Santos
localizada no Passo da Areia, município de Cachoeira do Sul não participam na sua
totalidade do Programa Bolsa Família e os pais da maioria deles trabalham na extração
de madeira. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |