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dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorGerson, Pietro Quilião
dc.date.accessioned2016-07-12T12:05:44Z
dc.date.available2016-07-12T12:05:44Z
dc.date.issued2011-12-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1887
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe unbridled consumption of nonrenewable resources, the consumption of the emerging capitalist system that puts large populations the margins of poverty by consuming less power, this whole issue makes today's society requires citizens more involved, aware and responsible for half in which they live. In this sense, environmental education can incorporate a social inclusion perspective for social subjects, allowing the teacher to establish a contextualized and critical pedagogical practice, which explains the structural problems of our society through popular education, education with a Transdisciplinarity and holism, this is an education without the fragmentation of knowledge that has connection with other disciplines and daily life of students. And eco-pedagogy that can be instrumental in building the economic, political, social and go to the company environmentally friendly attitudes and values. Educators to use ecopedagogy as a way of training students to live in society, and by inserting in the same environment they live in order to improve the quality of community life.This paper discusses how developed the implementation of the subproject Architects of Learning State School Elementary School Honorato de Souza Santos, whose goal was to demonstrate how environmental education can serve as a tool for social inclusion in the community of the steps from the sand, city of Cachoeira South The methodology used is a case study, to which a questionnaire was open to students parents and teachers of the Honorato de Souza Santos and even a desk study in the Department of Labor and Social Welfare of the municipality. If found that Environmental Education, Popular Education and Ecopedagogy although not included in the school curriculum Honorato de Souza Santos are present in all subjects after the implementation of the subproject Architects of Learning, teachers have a good qualifying facilitate the understanding of students and that there were changes in the routine of school through workshops, lectures and visits to the Federal University of Santa Maria. Students at the school Honorato de Souza Santos located steps from the sand in the municipality of Cachoeira do Sul did not participate in full of the Bolsa Familia and the parents of most of them work in logging.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectEcopedagogiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleA educação ambiental como ferramenta de inclusão socialpor
dc.title.alternativeEnvironmental education as a tool for social inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO consumo desenfreado dos recursos não renováveis, o consumismo das classes emergentes, o sistema capitalista que coloca as grandes populações as margens da miséria por consumir menos energia, toda essa problemática faz com que a sociedade atual exija cidadãos mais participativos, conscientizados e responsáveis pelo meio em que vivem. Neste sentido, a educação ambiental poderá incorporar uma perspectiva inclusão social para os sujeitos sociais, permitindo o educador estabelecer uma prática pedagógica contextualizada e crítica, que explicita os problemas estruturais de nossa sociedade, através da educação popular, uma educação com transdisciplinaridade e holismo, isto é, uma educação sem a fragmentação do conhecimento que tenha conexão com as outras disciplinas e com o cotidiano dos estudantes. E que a ecopedagogia possa ser fundamental para a construção da sustentabilidade econômica, política, social e passe para a sociedade atitudes e valores ecologicamente corretos. Que os educadores usem a ecopedagogia como um modo de formação dos estudantes para viverem em sociedade, e inserindo o mesmo no meio em que vive, tendo em vista melhoria da qualidade de vida da comunidade. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a implantação do subprojeto Arquitetos do Saber na escola Estadual de Ensino Fundamental Honorato de Souza Santos, cujo objetivo foi demonstrar como a Educação Ambiental pode servir como ferramenta de inclusão social na comunidade do Passo da Areia, município de Cachoeira do Sul. A metodologia utilizou-se de um estudo de caso, ao qual foi aplicado um questionário aberto aos alunos pais e professores da Escola Honorato de Souza Santos e ainda um Estudo Documental na Secretaria de Trabalho e Assistência Social do município. Se constatou que a Educação Ambiental, Educação Popular e a Ecopedagogia embora não estejam inseridas no currículo escolar da escola Honorato de Souza Santos estão presentes em todas as disciplinas após a implantação do subprojeto Arquitetos do Saber, os professores possuem uma boa qualificação facilitando o entendimento dos alunos e que houve mudanças na rotina da escola através das oficinas, palestras e visitas a Universidade Federal de Santa Maria. Os alunos da escola Honorato de Souza Santos localizada no Passo da Areia, município de Cachoeira do Sul não participam na sua totalidade do Programa Bolsa Família e os pais da maioria deles trabalham na extração de madeira.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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