dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Amaral, Adriana do | |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T14:37:30Z | |
dc.date.available | 2019-11-11T14:37:30Z | |
dc.date.issued | 2015-12-22 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18882 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This is the concluding article of Specialization in Sociology Education for Secondary School (UFSM). It is a case study, a participant survey conducted in Luiz Guilherme do Prado Veppo State Institute, whish is a high school, one in Rio Grande do Sul with an interdisciplinary pedagogical proposal by fields of knowledge. It was diagnosed, through participatory research, the necessity to develop a proposal for intervention with the theme youth and violence because it is a disturbing issue in this school community, considering increasing violence indices. A proposal for intervention through interdisciplinary thematic workshops with the overall objective that the young people should be seen as belonging and active subjects in their community and realize that there are other ways without violence to stablish relations in society was drafted. Each discipline that is part of Humanities work with your specific goals. a) Sociology: Recognize young as protagonists of their individual and social life that he/she can contribute to building a non-violent society. b) Philosophy: To reflect on the primary ethical values for social life and how this reflection could help to realize that a non-violent social life is possible. c) Invite young people to recognise a sense of belonging in the place they live and create consciousness as transformer subjects in this social space. d) History: Understand the youth and violence as a social category that has a historicity that changes according to the historical contexts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Violence | eng |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | Juventude e violência: uma proposta interdisciplinar na área das ciências humanas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este é o artigo de conclusão da Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (UFSM). Trata-se de um estudo de caso, uma pesquisa participante realizada no I.E. Luiz Guilherme do Prado Veppo. Escola de ensino médio, única no Rio Grande do Sul com uma proposta pedagógica interdisciplinar por áreas do conhecimento. Através da pesquisa participante diagnosticou-se a necessidade de elaborar uma proposta de intervenção com o tema juventude e violência por tratar-se de um tema inquietante desta comunidade escolar frente a índices de violência crescentes. Elaborou-se uma proposta de intervenção através de oficinas temáticas interdisciplinares com o objetivo geral que o jovem se perceba como sujeito pertencente, atuante em sua comunidade e através da reflexão perceber que existem outras formas de relacionar-se na sociedade sem o uso da violência. Cada disciplina que compõe a área das ciências humanas trabalhará com seus objetivos específicos. a) Sociologia: Reconhecer o jovem como protagonista de sua vida individual e social e que ele pode contribuir para a construção de uma sociedade não violência. b) Filosofia: Refletir sobre os valores éticos primordiais para a vida social e que esta reflexão o ajude perceber que é possível uma vida social não violenta. c) Despertar no jovem o sentimento de pertencimento ao espaço que ele ocupa conscientizando-o como sujeito transformador deste espaço. d) História: Compreender que o jovem e a violência como categoria social tem uma historicidade que muda conforme os contextos históricos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |