Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorGarcia, Aldiara Fernanda Pavão
dc.date.accessioned2016-07-12T12:16:32Z
dc.date.available2016-07-12T12:16:32Z
dc.date.issued2012-02-29
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1888
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012.por
dc.description.abstractMathematics stands out for being a subject of a huge preponderance in the students' lives, presenting abstract contents and with no concrete contextualization in the students’ point of view. Faced with such difficulty in relating school mathematics with the real problems, seeking to improve this traditional practice and in order to generate enthusiasm, participation, inquiry and reflection in students, it was developed this work that aims to use Mathematics as a tool of interaction with the issues of environmental education in school. The activities were developed with children in the fifth grade of the State School of Basic Education Augusto Ruschi, located in Santa Maria – RS. The methodology used for the development of this work, it was used the bibliographic, exploratory and case study. In order to generate the interaction between mathematics and environmental education activities that has been explored as a theme: the water and solar radiation, which called students attention over their importance and health risks. This way, it was emphasize the importance of using mathematical modeling as a new strategy of teaching and learning. It was also possible to notice that it would be possible to investigate the training of the school teachers to work with mathematical modeling and environmental issues. Therefore, it was analyzed how to work with environmental education in schools is important, because this strategy was able to involve students in real situations, and to develop such an understanding of the world they live in and positioning it critically and environmentally aware.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.titleA educação ambiental como ferramenta no ensino da Matemáticapor
dc.title.alternativeEnvironmental education as a tool in teaching of mathematicseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA matemática destaca-se por seruma disciplina de imensa preponderância na vida dos estudantes, apresentando conteúdos abstratos e sem contextualização concreta na visão dos alunos. Diante desta grande dificuldade em relacionar a matemática da escola com os problemas da realidade, buscando melhoraresta prática tradicional e fazer com que ela possa gerar entusiasmo, participação, questionamento e reflexão nos alunos, desenvolveu-se o presente trabalho. Tendo como objetivoutilizar a Matemática como ferramenta de interação com as questões da educação ambiental na escola.As atividades foram desenvolvidas com as crianças da 5ª série da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, situada em Santa Maria – RS. Como metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se o estudo bibliográfico, exploratório e estudo de caso. A fim degerar a interação entre a matemática e a educação ambiental, foram exploradas atividades quetiveram como temática a água e a radiação solar, que despertaram nos alunos sua importância e seus respectivos riscos à saúde. Dessa forma ressaltou-se a importância da modelagem matemática como uma nova estratégia de ensino-aprendizagemutilizada.Percebendo-se também que seria possível investir na capacitação dos professores regentes na escola para trabalharem com a modelagem matemática e as questões ambientais. Sendo assim, analisou-se o quanto trabalhar com a educação ambiental nas escolas é importante, pois esta estratégia foicapacitada para envolver os alunos com as situações reais e conseguiu desenvolver nestes a compreensão do mundo em que vivem e o posicionamento nele de forma crítica e ecologicamente consciente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples