• História, regiões e fronteiras 

      Chiaramonte, José Carlos; Tedeschi, Sonia Rosa; Grijó, Luiz Alberto; Maíz, Claudio; Souza, Susana Bleil de; Kühn, Fábio; Moraes, María Inés; Padoin, Maria Medianeira; Pereira, Alessandro de Almeida; Bidinoto, Lauro Manzoni; Macchi, Virginia; Ayrolo, Valentina; Morea, Alejandro; Lanteri, Ana Laura; Rossato, Monica; Ferullo, Diana Verónica; Bravo, María Celia; Cunha, Jorge Luiz da; Marin, Diosen; Santos, Júlio Riardo Quevedo dos; Valdemarca, Laura; Silveira, Ada Cristina Machado; Guimarães, Isabel Padilha; Lisbôa Filho, Flavi Ferreira; Pommer, Roselene Moreira Gomes; Konrad, Glaucia Vieira Ramos; Lima, Bruna; Konrad, Diorge Alceno; Barahona, Cristina Moyano; Cerda, Francisco Del Campo; Lázzaro, Silvia B.; Valdebenito, Hernán Venegas; Campi, Daniel; Vignoli, Marcela; Borin, Marta Rosa; Nicoloso, Fabrício Rigo (2012)
      O Comitê História, Regiões e Fronteiras (CHRF) da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), criado em 2004, vem ano a ano consolidando sua atuação enquanto um Comitê Acadêmico que engloba grupos de pesquisa ...
    • Artífice do segredo: o abade Johannes Trithemius (1462-1516) entre o magus e o secretarium do princeps 

      Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de (2020)
      Discutiremos a relação entre política e magia durante o século XV por meio do encontro entre as figuras do magus e do secretarium no cenário político daquela época. Para tanto, realizamos um esforço analítico sobre a ...
    • Educação patrimonial em territórios geoparques: uma visão interdisciplinar na Quarta Colônia 

      Oosterbeek, Luiz Miguel; Pretto, Flávio A.; Marcuzzo, Suzane Bevilacqua; Soares, André Luís Ramos; Padoin, Maria Medianeira; Figueiró, Adriano Severo; Scherer, Amanda; Cruz, Jorge Alberto Soares; Lisboa Filho, Flavi; David, Cesar de; Nunes, Lucas da Silva (2021)
      Esta obra se constitui em um dos instrumentos educacionais que dá suporte ao plano educativo que embasa a perspectiva do Geoparque Aspirante Quarta Colônia. Busca-se colaborar na qualificação continuada dos professores do ...