Sensibilização ambiental na pré-escola: o caso da Escola Municipal Sinos de Belém, Santa Maria, RS
Abstract
O presente trabalho refere-se a um estudo da sensibilização ambiental dos alunos da educação infantil pré-escola antes e após desenvolver atividades voltadas à conscientização ambiental. A pesquisa tem o intuito de mostrar as possibilidades de inserção da educação ambiental na escola desde a educação infantil. E que Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar devem ser atividades que podem ser colocadas em prática desde muito cedo, buscando desenvolver o interesse das crianças e suas famílias sobre as questões ambientais. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido na Escola de Educação Infantil Sinos de Belém, localizada na periferia de Santa Maria, RS tendo como público alvo uma turma de pré-escola. Os objetivos foram verificar a sensibilização dos alunos da pré-escola sobre a importância de suas ações na preservação do meio ambiente. Foram propostas atividades lúdicas como: passeio no pátio da escola, brincadeiras, plantio de sementes, construção de brinquedos com objetos que seriam descartados, além de momentos de discussão e conscientização ambiental. Os temas abordados foram a natureza, o lixo, o que é reciclagem e reutilização, como o lixo pode ser reciclado e reutilizado no nosso dia a dia. A relevância das ações no aprendizado foi demonstrada através dos depoimentos e entusiasmo com que os alunos participaram das atividades. Assim, consideram-se os objetivos dessa proposta de trabalho alcançados e conclui-se que desenvolver atividades didáticas pedagógicas educativas ambientais regularmente no ambiente escolar, inclusive na pré-escola traz êxito e sensibiliza os alunos da pré-escola da importância de suas ações na preservação do meio ambiente.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]
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