dc.contributor.advisor | Canto-Dorow, Thais Scotti do | |
dc.creator | Bêz, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:00:11Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T14:00:11Z | |
dc.date.issued | 2015-01-29 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18945 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This research’s objective is to stimulate citizen social-environmental conscience formation through actions of studentsof Vicente DutraEducation Institute in Júlio de Castilhos city, RS, Brazil. Inthis qualitative research, based on action-research principles, a perspective of interconnections between school, community, society and nature was chosen to developthe school’s Integrated Seminarproposition in dialog with the social-environmental issues that affect water quality at Lagoão community. Data was collected through classroom activities and through the community’s teacher and students’ fieldwork. The results revealed an aggravation of Lagoão’s social-environmental problems since 2013 and 2014, with inadequate discarding of materials by the locals, water pollution, Guassupi river margins erosion and a decay of the sense of belonging and involvement of the community, amongst other issues.So, through dialog-interviews, image gathering, researches at Municipal Health and Environment Secretary and other bibliographical sources, it was possible to collectively buildan investigation process that encouraged students totransform themselves into social actors and to promote actions of citizensocial-environmental conscience, of locals’ sensibilization and mobilization to solve these social-environmental issues. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interrelação escola e comunidade | por |
dc.subject | Problemas socioambientais | por |
dc.subject | Atores sociais | por |
dc.subject | School-community interrelations | eng |
dc.subject | Social-environmental problems | eng |
dc.subject | Social actors | eng |
dc.title | Formação da consciência socioambiental-cidadã no Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra (Júlio de Castilhos, RS, Brasil) | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo estimular a formação da consciência socioambiental-cidadã a partir de ações realizadas pelos educandos da turma 201 do Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra, Júlio de Castilhos, RS, Brasil. Esta é uma pesquisa qualitativa, embasada nos pressupostos da pesquisa-ação, na qual optou-se por trabalhar na perspectiva da interrelação escola e comunidade, sociedade e natureza, desenvolvendo a proposta do Seminário Integrado na escola, partindo das questões socioambientais levantadas pelos educandos na comunidade do Lagoão. O levantamento dos dados deu-se por meio das atividades realizadas em sala de aula e de trabalhos de campo realizados pelo educador e educandos na comunidade. Os resultados revelaram o agravamento dos problemas socioambientais encontrados no Lagoão durante os anos de 2013 e 2014, como o descarte inadequado de materiais por parte dos moradores locais, a poluição da água, a erosão das margens do Rio Guassupi, o enfraquecimento do sentimento de pertencimento e envolvimento com a comunidade, dentre outros. Assim, por meio da entrevista-diálogo, da coleta de imagens, da pesquisa na Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente e demais fontes bibliográficas, pôde-se construir coletivamente um processo de investigação que possibilitou aos educandos transformarem-se em atores sociais e promoverem ações no sentido da construção da consciência socioambiental-cidadã, da sensibilização e mobilização dos moradores locais para a resolução dos problemas socioambientais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |