Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorGrigoletto, Izabel Cristina Berger
dc.date.accessioned2016-07-12T15:11:06Z
dc.date.available2016-07-12T15:11:06Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1897
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph proposes easing the use of paper in the classroom, reuse and recycle the paper, as forms of awareness of environmental preservation at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer de São Miguel municipality of Restinga Seca-RS in the 4th year, the afternoon shift and developed by me, teacher educator. It aims to raise awareness about the importance of recycling paper and saving and environmental conservation within this perspective has give information in class about the importance of environmental conservation, encourage the reduction of paper costs at the school; preserve the environment with the goal of recycling and reuse. Therefore, it is necessary to search for an awareness and good practices to limit environmental education, reuse and recycle paper, in order to modify the changes in habits of excessive consumption of paper in the classroom, as well as waste and lack of awareness of human separation and recycling of paper. With the use of one of the classrooms, with desks and classes in this room, we prepared a scenario workshop recycling of waste paper in the classroom, where they met, education professionals, students, parents of students and assistants who in addition to attending practices of recycling, also participated in this process, collaborating and learning from this activity, enabling a concrete experience of citizenship, putting themselves in favor of the environment designed to work with the possibility of an interaction with the world for its transformation. It can also be verified as positive, given the opportunity to the community, that with the use of recycled paper, you can generate extra income and even opening the labor market for the paper industry.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectReciclagem de papelpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPreservação ambientalpor
dc.titleReaproveitar e reciclar o papel: proposta de conscientização da preservação ambientalpor
dc.title.alternativeReuse and paper recycle: proposal for awarenessof environmental conservationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia propõe amenizar o uso de papel em sala de aula, reaproveitar e reciclar o papel, como formas de conscientização da preservação ambiental junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezidério Fuzer de São Miguel no município de Restinga Seca-RS no 4° ano, do turno da tarde e desenvolvida por mim, professora pedagoga Izabel Berger Grigoletto. Tem por objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem e economia de papel para a preservação ambiental e dentro desta perspectiva vem proferir informações em sala de aula sobre a importância da preservação ambiental; Incentivar a redução de gastos de papel na escola; Preservar o meio ambiente tendo como meta a reciclagem e o reaproveitamento. Portanto, faz-se necessário uma conscientização e busca de boas práticas de educação ambiental de como limitar, reaproveitar e reciclar o papel, tendo em vista, modificar a mudanças de hábitos em consumo exagerado de papel em sala de aula, além do desperdício e da falta de consciência humana na separação e reciclagem do papel. Com o aproveitamento de uma das salas de aula, juntamente com as carteiras e classes desta sala, foi preparado um cenário da oficina de reciclagem de papel usado em aula, onde se reuniram, profissionais da educação, educandos, pais de educandos e auxiliares, que além de assistir às práticas de reciclagem, também participaram deste processo, colaborando e aprendendo com esta atividade, possibilitando a uma experiência de cidadania concreta, colocando-se a favor do meio ambiente com o trabalho concebido a uma possibilidade de interação com o mundo para sua transformação. Pode-se verificar ainda, como resultado positivo, a oportunidade dada à comunidade, que com o aproveitamento de papel reciclado, permite a geração de renda extra e até mesmo abertura de mercado de trabalho para o setor papeleiro.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples