Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJensen, Janice Machado dos Santos
dc.creatorSchmidt, Aline
dc.date.accessioned2019-11-20T12:20:42Z
dc.date.available2019-11-20T12:20:42Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18980
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monographic study presents a reflection on the role of the school manager, in relation to his/her jurisdiction facing the challenges found during the construction of democratic management. It was proposed, through a search of qualitative nature, the development of an analysis about the actions of the educational manager, through the skills that are necessary for the exercise of his/her function. The research presents the history of the school management and demonstrates the importance of the democratic management in the contemporary world and the role of the manager inside the school reality. To enrich the study, data was collected through questionnaires and interviews applied to the manager and the pedagogical coordinator of a public school in the country side of Rio Grande do Sul. It was used the method of Content Analysis, an interpretive tool in order to understand and verify the research field project. Data analysis revealed the manager as a leader and a mediator in the school organization process and contextualizes his function in the improvement of education, both in administration and in pedagogical fields. It was concluded that the manager plays a key role in the construction of democratic management, in which he acts as a democratic leader, mediating the processes in the collectivity, community, where the biggest challenge is the lack of commitment of the school community in the participation on the school organization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestorpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectManagereng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO papel do gestor na construção da gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe manager`s role in the construction of a democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico apresenta uma reflexão sobre o papel do gestor escolar, no que se refere a sua competência face aos desafios encontrados para a construção da gestão democrática. Propôs-se, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizar uma análise das ações do gestor educacional, mediante as competências necessárias para o exercício de sua função. A pesquisa apresenta a história da gestão escolar e demonstra a importância da gestão democrática na contemporaneidade, bem como o papel do gestor em uma realidade escolar. Para enriquecer o estudo foram coletados dados através de questionários e entrevistas aplicados ao gestor e coordenadora-pedagógica de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. Utilizou-se para análise dos dados o método da Análise de Conteúdo, um instrumento interpretativo que busca a compreensão e verificação do projeto de pesquisa em campo. A análise dos dados revelou o gestor como líder e mediador do processo da organização escolar e contextualiza a sua função frente a melhoria na educação, tanto na área administrativa como na pedagógica. Concluiu-se que o gestor desempenha papel fundamental para a construção da gestão democrática, na qual, atua como líder democrático, mediando os processos na coletividade, em que, o maior desafio enfrentado é a falta de comprometimento da comunidade escolar na participação da organização escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto