O ensino e a aprendizagem da progressão aritmética através da resolução de problemas
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2019-06-27Metadatos
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A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa resulta de inquietações e observações a respeito do ensino e aprendizagem da progressão aritmética. Nas escolas, em geral, a abordagem desse conteúdo não favorece a compreensão, sendo enfatizadas a utilização e memorização de fórmulas. Por outro lado, existem estudos que apontam bons resultados obtidos com a utilização da resolução de problemas no ensino de matemática. O objetivo desta pesquisa é investigar como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, contribui para o trabalho acerca da progressão aritmética em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. A escola em que se desenvolveu este trabalho foi o Instituto São José, na cidade de Santa Maria, RS, na qual, a pesquisadora atua como professora. A coleta de dados, desenvolvida em oito encontros, utilizou como aporte teórico a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas proposta por Allevato e Onuchic (2014). Foram planejados e aplicados problemas que possibilitassem a construção e formalização de tal conteúdo. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, usando três instrumentos na coleta dos dados, a saber: o questionário, a observação e a análise documental. Os documentos analisados consistiram, especialmente, das resoluções produzidas pelos alunos durante os encontros. E os registros das observações se deram das seguintes maneiras: diário de campo, gravações em áudio e fotografias. Com a análise e discussão dos dados coletados notamos que os problemas desenvolvidos permitiram a inserção do aluno no processo de construção dos conceitos, tornando-os produtores do próprio conhecimento, pois as estratégias utilizadas na resolução dos problemas propiciaram a reflexão, contribuindo para o reconhecimento, sistematização e a formalização dos conceitos matemáticos. Assim, a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino, favoreceu para a aproximação do aluno com o conteúdo estudado de maneira menos abstrata. Esta metodologia se tornou uma importante estratégia que gerou maior interesse e motivação por parte dos educandos, desenvolvendo um ambiente favorável à aprendizagem de Matemática. Esperamos, com a pesquisa, contribuir com sugestões e estratégias de ensino capazes de romper com a memorização de fórmulas, que pouco contribui para a formação de nossos alunos, em particular, no ensino da Progressão Aritmética.
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