Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacques, Juliana Sales
dc.creatorHermes, Gilmar Antônio
dc.date.accessioned2019-11-20T15:29:03Z
dc.date.available2019-11-20T15:29:03Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18990
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe Enterprising School program undoubtedly shook the traditional education system and show, in the municipality of Santa Clara do Sul, causing significant changes in the process of teaching and learning. Especially with respect to changes in thoughts, actions and attitudes, providing a pedagogical best suited to the current context. The challenges were enormous, because the accommodation to existing reality, coupled with the vices and old beliefs, whether in the traditional education system, required of managers and coordinators, a lot of flexibility, creativity and motivation to overcome barriers. However, over time, the difficulties were overcome and the innovations of the new teaching, which came to be marked by a central generator theme, took shape. Thus, the curricular and extracurricular work, have been taught in an interdisciplinary, multidisciplinary and Trans disciplinary manner, optimizing the time of studies and raising the students the desire to learn. For the themes always departed the debates and concerns of school communities and were always related to the daily lives of those involved. Therefore, teachers have constant training, with many debates, exchanges of ideas and experiences. Thus, it was found by the survey, the students became more interested in the classes, significantly reduced the rates of school dropout and repetition, and the approval came close to 100%. In addition, improved discipline and student behavior, since they have actively interact in the process of teaching and learning, and co-authors of the process. So, prepare the monograph was very rewarding for me, since actively participated in the entire process, from implementation to verification of results, which are highly satisfactory. Including South Santa Clara stands out in the whole region because of this pioneering work, bold and innovative.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma escola empreendedorapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectEnterprising school programeng
dc.subjectInnovativeeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleReflexos e perspectivas da implantação do programa escola empreendedora na rede municipal de ensino do município de Santa Clara do Sulpor
dc.title.alternativeReflections and perspectives of the entrepreneurial school program implementation in the municipal network of the city of Santa Clara do Sul educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO programa Escola Empreendedora, sem dúvida alguma, sacudiu o sistema de ensino tradicional e seriado, no município de Santa Clara do Sul, provocando mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem. Principalmente, no que tange a mudanças de pensamentos, ações e atitudes, propiciando um fazer pedagógico mais adequado ao contexto atual. Os desafios foram enormes, pois a acomodação à realidade existente, aliada aos vícios e antigas crenças impregnadas no sistema tradicional de ensino, exigiram dos gestores e coordenadores, muita flexibilidade, criatividade e motivação para superar as barreiras. No entanto, com o passar do tempo, as dificuldades foram sendo superadas e as inovações do novo fazer pedagógico, o qual passou a ser balizado por um tema gerador central, tomou forma. Assim, os trabalhos curriculares e extracurriculares, passaram a ser ministrados de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, otimizando o tempo de estudos e despertando nos discentes a vontade de aprender. Pois, os temas abordados partiam sempre dos debates e interesses das comunidades escolares e estavam sempre relacionados ao cotidiano de vida dos envolvidos. Para tanto, os docentes tiveram formação constante, com muitos debates, trocas de ideias e experiências. Diante disso, verificou-se pela pesquisa, que os alunos passaram a interessar-se mais pelas aulas, reduziram significativamente os índices de evasão escolar e repetência, sendo que a aprovação chegou quase a 100 %. Além disso, melhorou a disciplina e o comportamento dos alunos, uma vez que os mesmos passaram a interagir ativamente no processo de ensino e aprendizagem, sendo coautores do processo. Portanto, elaborar a monografia foi muito gratificante, uma vez que participei ativamente de todo o processo, desde a implantação até a verificação dos resultados finais, os quais são altamente satisfatórios. Inclusive Santa Clara do Sul se destaca em toda região em função desse trabalho pioneiro, ousado e inovador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto