Mostrar registro simples

dc.creatord' Apolito, Aurora
dc.date.accessioned2019-11-20T21:43:30Z
dc.date.available2019-11-20T21:43:30Z
dc.date.issued2017-09-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18996
dc.description.abstractThe phonological assessment should fundamentally capture the phonological knowledge of the child with respect to segments, specifically regarding the internal structure of the segments and syllabic constituents of their mother tongue. In order to obtain a significant sample of the child's phonological system, it is essential to have a list of words that represents all the phonemes of the language in analysis, considering simple and complex onset. This study aimed to propose a list of validated words to compose a possible phonological assessment tool for the Italian language. The researcher has identified 2489 words based on children’s speech assessments in the Italian language. The words were classified by considering segments and their position on the syllable and the word. This list was evaluated by a group of subject matter experts (Italian speech- language pathologists) using PAROLE software. For each word, three choices were offered, from which, one single choice could be made. Then, through other statistical software, the content validity ratio (CVR) index was calculated for each item evaluated. Of the 2489 items, 131 words were considered valid to evaluate the phonemes in simple and complex onset position in Italian monolingual children between three years and eight years and 11 months. Among the selected words, it is observed that some are repeated to evaluate different phonemes. This must be evaluated in order to create a list of words with at least three occurrences of each segment in the different positions of the syllable and the word, being these pictorially representable to facilitate the elicitation of the words, and so that it is tested by other subject matter experts (children). The list of validated words, allowed the researchers to obtain an adequate number of stimuli to be used in a new phonological assessment tool for Italian monolingual children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectValidação de conteúdopor
dc.subjectAvaliação fonológicapor
dc.subjectLíngua italianapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectValidity of contenteng
dc.subjectPhonological assessmenteng
dc.subjectItalian languageeng
dc.subjectChildeng
dc.titlePalavras para avaliação fonológica da língua italiana: validação de conteúdopor
dc.title.alternativeWords for phonological assessment of the italian language: content validityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA avaliação fonológica deve captar o conhecimento fonológico da criança, fundamentalmente no que diz respeito a segmentos e, especificamente, no que concerne à estrutura interna dos segmentos e constituintes silábicos de sua língua materna. Para se obter uma amostra significativa do sistema fonológico da criança, faz-se necessário dispor de uma lista de palavras que represente, de forma homogênea, todos os fonemas da língua em análise, considerando-se todas as posições silábicas (onset simples e complexo). O presente estudo tem como objetivo propor uma lista de palavras validadas para compor um possível instrumento de avaliação fonológica para a língua italiana. Para tanto, a pesquisadora elaborou uma lista de 2489 palavras, baseada em instrumentos de avaliação infantis disponíveis para a língua italiana. As palavras foram classificadas considerando os segmentos e sua posição na sílaba e na palavra. Essa lista foi avaliada por um grupo de juízes especialistas (fonoaudiólogos) por meio do software PAROLE. Para cada item foi possível um único julgamento da palavra. Após, por intermédio de outro software estatístico, calculou-se o índice Relação de Validade de Conteúdo (RVC) para cada item avaliado. Das 2489 palavras, 131 foram consideradas válidas para avaliar os fonemas, em posição de onset simples e complexo, em crianças monolíngues italianas entre três anos e oito anos e 11 meses. Dentre as palavras selecionadas, observa-se que algumas se repetem para avaliar fonemas diferentes. Isso deve ser avaliado a fim de criar uma lista de palavras com no mínimo três ocorrências de cada segmento, nas diferentes posições da sílaba e da palavra. Tais segmentos devem ser representáveis (desenháveis) a fim de facilitar a eliciação do estímulo, de modo que cada palavra seja testada em outro grupo de juízes especialistas (crianças). A lista de palavras validadas por juízes especialistas (fonoaudiólogos) permitiu a obtenção de um número adequado de estímulos para propor um instrumento de avaliação fonológica para crianças falantes do italiano.por
dc.contributor.advisor1Keske-Soares, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307por
dc.contributor.advisor-co1Ceron, Marizete Ilha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5947087394553944por
dc.contributor.referee1Mota, Helena Bolli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717425754253849por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2001371374253365por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International