dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Prado, Viviane Fátima Lima do | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T11:31:42Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T11:31:42Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18997 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This Specialization monograph in Educational Management is focused on the State System of Participatory Assessment of the State of Rio Grande do Sul (SSPA) and its possible link with the Pedagogical Political Project (PPP) of a public school in the Passo Fundo city, RS. With the overall goal to analyze how the data collected by the SSPA an impact in reshaping the PPP from this school. For this study we opted for a qualitative research of case study type, and a questionnaire was used as a collection tool which is applied to parents and education professionals, where it was made initially, analysis of SSPA guidelines and a literature review on the construction of the PPP on a proposal of democratic management. Based on the obtained theoretical foundation the tabulation of the data was performed using as methodology the analysis of the content. The results show that lack clarity in both the methodological construction of SSPA data collection, such as in the construction and experience of PPP. This becomes clear through the speeches of professionals but they understand the importance of the two documents make it clear that both are underutilized in school practice, doing only part of the bureaucratic requirement. The research has as proposal for qualification of the two processes, PPP and SSPA conducting of a Continuing Education Program clear and objective for its employees. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sistema estadual de avaliação participativa | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | State system of participatory assessment | eng |
dc.subject | Pedagogical-political project | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível? | por |
dc.title.alternative | State system participatory evaluation and political and educational project possible a relationship? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central o Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Estado do Rio Grande do Sul (SEAP) e sua possível relação com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual da cidade de Passo Fundo, RS. Tendo como objetivo geral analisar de que modo os dados levantados pelo SEAP repercutem na reformulação do PPP desta escola. Para realização deste estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa de tipo estudo de caso e como instrumento de coleta foi utilizado questionário, sendo este aplicado aos pais e aos profissionais da educação, tendo que inicialmente foi feita a análise das orientações do SEAP e uma revisão bibliográfica sobre a construção do PPP em uma proposta de gestão democrática. Com base na fundamentação teórica obtida, foi realizada a tabulação dos dados usando como metodologia a análise do conteúdo. Os resultados apontam que falta clareza tanto na construção metodológica de coleta de dados do SEAP, como na construção e vivência do PPP. Isso fica claro através das falas dos profissionais que embora compreendam a importância dos dois documentos deixam claro que ambos são pouco utilizados na prática escolar, fazendo parte apenas da exigência burocrática. A pesquisa traz como proposta de qualificação dos dois processos, PPP e SEAP a realização de um Programa de Formação Continuada claro e objetivo para seus colaboradores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |