dc.creator | Saldanha, Cibele Stefanno | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T11:35:50Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T11:35:50Z | |
dc.date.issued | 2019-05-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18998 | |
dc.description.abstract | School Geography needs to appropriate didactic resources and methodologies
consonant with contemporaneity, integrating experimental methods to the educational
process. The environmental theme is strongly marked in its discourse, needing to pass
through advances in relation to didactic resources and, in this context, the soil is an
essential resource for the functioning of ecosystems, however it is not recognized as
it should be so little worked in the Schools. The present study aims to develop and
practice experimenters in soils and to verify their effectiveness as a teaching and
learning instrument in the discipline of Geography and to evaluate how students learn
the subject through textbooks and interview with the titular teacher of the discipline,
and The experimenters sought to demonstrate experiments with an emphasis on the
following morphological aspects: Soil color analysis, soil texture, soil consistency, and
soil composition. soil porosity, thus facilitating the teaching and learning of learners
through the sensory system, we sought to achieve meaningful learning and collaborate
with the perception of the importance of soil study in the environmental context. Sixyear-olds were investigated through questionnaires and observations carried out along
experiment-library practices and perceptions, and it was concluded that experimenter's
practices were widely accepted by the students and contributed in fact to soil education
in Geography, however the theme soils has been insufficiently developed in textbooks
and is being exposed in the classroom in an unsatisfactory way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Ensino em solos | por |
dc.subject | Morfologia do solos | por |
dc.subject | Experimentation | eng |
dc.subject | Teaching in soils | eng |
dc.subject | Soil morphology | eng |
dc.title | A contribuição das práticas de experimentotecas em solos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, Santa Maria-RS | por |
dc.title.alternative | The contribution of experimentotecas practices in soils in the Municipal School of Fundamental Education Euclides da Cunha, Santa Maria-RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Geografia Escolar necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias
consoantes com a contemporaneidade, integrando métodos experimentais ao
processo educativo. A temática ambiental é fortemente marcada no seu discurso
necessitando passar por avanços em relação aos recursos didáticos e, nesse contexto
o solo é um recurso essencial para o funcionamento dos ecossistemas, entretanto não
é reconhecido como deveria tão pouco trabalhado nas Escolas. O presente estudo
busca desenvolver e praticar experimentotecas em solos e verificar a eficácia delas
como um instrumento de ensino e aprendizagem, na disciplina de Geografia e avaliar
como os alunos aprendem o tema, através dos livros didáticos e entrevista com a
professora titular da disciplina, e desenvolver as experimentotecas junto com os
educandos, na Escola Municipal Euclides da Cunha localizada em Santa Maria, Rio
Grande do Sul. As experimentotecas buscaram demonstrar experimentos com ênfase
nos seguintes aspectos morfológicos: Análise da cor do solo, textura do solo,
consistência do solo e porosidade do solo, dessa forma, facilitar o ensino e
aprendizagem dos educandos através do sistema sensorial, buscou-se atingir a
aprendizagem significativa e colaborar com a percepção da importância do estudo do
solo no contexto ambiental. Os educandos dos sextos anos foram investigados
através dos questionários e observações realizadas ao longo das práticas de
experimentotecas e percepções e concluiu-se que as práticas de experimentotecas
tiveram grande aceitação pelos educandos e contribuíram de fato com o ensino em
solos na Geografia, entretanto o tema solos vem sendo desenvolvido de forma
insuficiente nos livros didáticos e sendo exposto em sala de aula de maneira
insatisfatória. | por |
dc.contributor.advisor1 | Werlang, Mauro Kumpfer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1378915947547752 | por |
dc.contributor.referee1 | Becker, Elsbeth Léia Spode | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8368034602822033 | por |
dc.contributor.referee2 | Viera, Valmir | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7427729017318794 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3218363707526708 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Geografia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |