Mostrar registro simples

dc.creatorSaldanha, Cibele Stefanno
dc.date.accessioned2019-11-21T11:35:50Z
dc.date.available2019-11-21T11:35:50Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18998
dc.description.abstractSchool Geography needs to appropriate didactic resources and methodologies consonant with contemporaneity, integrating experimental methods to the educational process. The environmental theme is strongly marked in its discourse, needing to pass through advances in relation to didactic resources and, in this context, the soil is an essential resource for the functioning of ecosystems, however it is not recognized as it should be so little worked in the Schools. The present study aims to develop and practice experimenters in soils and to verify their effectiveness as a teaching and learning instrument in the discipline of Geography and to evaluate how students learn the subject through textbooks and interview with the titular teacher of the discipline, and The experimenters sought to demonstrate experiments with an emphasis on the following morphological aspects: Soil color analysis, soil texture, soil consistency, and soil composition. soil porosity, thus facilitating the teaching and learning of learners through the sensory system, we sought to achieve meaningful learning and collaborate with the perception of the importance of soil study in the environmental context. Sixyear-olds were investigated through questionnaires and observations carried out along experiment-library practices and perceptions, and it was concluded that experimenter's practices were widely accepted by the students and contributed in fact to soil education in Geography, however the theme soils has been insufficiently developed in textbooks and is being exposed in the classroom in an unsatisfactory way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEnsino em solospor
dc.subjectMorfologia do solospor
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectTeaching in soilseng
dc.subjectSoil morphologyeng
dc.titleA contribuição das práticas de experimentotecas em solos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, Santa Maria-RSpor
dc.title.alternativeThe contribution of experimentotecas practices in soils in the Municipal School of Fundamental Education Euclides da Cunha, Santa Maria-RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Geografia Escolar necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias consoantes com a contemporaneidade, integrando métodos experimentais ao processo educativo. A temática ambiental é fortemente marcada no seu discurso necessitando passar por avanços em relação aos recursos didáticos e, nesse contexto o solo é um recurso essencial para o funcionamento dos ecossistemas, entretanto não é reconhecido como deveria tão pouco trabalhado nas Escolas. O presente estudo busca desenvolver e praticar experimentotecas em solos e verificar a eficácia delas como um instrumento de ensino e aprendizagem, na disciplina de Geografia e avaliar como os alunos aprendem o tema, através dos livros didáticos e entrevista com a professora titular da disciplina, e desenvolver as experimentotecas junto com os educandos, na Escola Municipal Euclides da Cunha localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. As experimentotecas buscaram demonstrar experimentos com ênfase nos seguintes aspectos morfológicos: Análise da cor do solo, textura do solo, consistência do solo e porosidade do solo, dessa forma, facilitar o ensino e aprendizagem dos educandos através do sistema sensorial, buscou-se atingir a aprendizagem significativa e colaborar com a percepção da importância do estudo do solo no contexto ambiental. Os educandos dos sextos anos foram investigados através dos questionários e observações realizadas ao longo das práticas de experimentotecas e percepções e concluiu-se que as práticas de experimentotecas tiveram grande aceitação pelos educandos e contribuíram de fato com o ensino em solos na Geografia, entretanto o tema solos vem sendo desenvolvido de forma insuficiente nos livros didáticos e sendo exposto em sala de aula de maneira insatisfatória.por
dc.contributor.advisor1Werlang, Mauro Kumpfer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1378915947547752por
dc.contributor.referee1Becker, Elsbeth Léia Spode
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368034602822033por
dc.contributor.referee2Viera, Valmir
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7427729017318794por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3218363707526708por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International