dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Feldens, Rafael | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T13:10:27Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T13:10:27Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19001 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | According to Greek mythology, Pandora box was an artifact in which were hidden all the "evils" of the world, including hope. Performing an analogy with the school environment, situations of conflict or records generally negative with respect to attitudes of students are held in so-called instances of chips. Therefore, the focus of this study was to open the "Pandora's box" of the school and investigate what the main recurring conflicts between teachers and as to how the school management has acted before such situations. Therefore, the research consisted of a case study conducted in the context of a public school in São Leopoldo - RS, from research and analysis of event logs made during the school year 2013. The analysis of this data aims to point subsidies to the school management articulated with the community collectively build strategies for dealing with conflict situations, making them moments of shared learning among stakeholders, preventing conflicts become violent attitudes in the school context searched. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conflitos | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Conflicts | eng |
dc.subject | Adolescence | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Abrindo a Caixa de Pandora: estudo de caso acerca da atuação da gestão escolar na gestão de conflitos entre educadores e educandos no contexto de uma escola pública | por |
dc.title.alternative | Opening Pandora’s Box: study on the performance of school management to deal with conflicts between teachers and students in a public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | De acordo com a mitologia grega, a caixa de pandora era um artefato no qual estavam guardados todos os “males” do mundo, inclusive a esperança. Realizando uma analogia com o contexto escolar, as situações de conflitos ou os registros, em geral, negativos com relação a atitudes dos alunos são realizados nas chamadas fichas de ocorrências. Logo, o foco deste estudo foi abrir a “caixa de pandora” da escola e investigar quais os principais conflitos recorrentes entre professores e alunos e como a gestão escolar tem atuado diante de tais situações. Para tanto, a pesquisa constou de um estudo de caso realizado no contexto de uma escola pública de São Leopoldo – RS, a partir da investigação e análise dos registros de ocorrência realizados no decorrer do ano letivo de 2013. A análise de tais dados visa apontar subsídios para que a gestão escolar articulada com a comunidade construa coletivamente estratégias para o enfrentamento das situações de conflito, tornando-os momentos de aprendizagens compartilhadas entre os envolvidos, evitando que os conflitos se tornem em atitudes de violência no contexto escolar pesquisado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |