Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorFeldens, Rafael
dc.date.accessioned2019-11-21T13:10:27Z
dc.date.available2019-11-21T13:10:27Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19001
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractAccording to Greek mythology, Pandora box was an artifact in which were hidden all the "evils" of the world, including hope. Performing an analogy with the school environment, situations of conflict or records generally negative with respect to attitudes of students are held in so-called instances of chips. Therefore, the focus of this study was to open the "Pandora's box" of the school and investigate what the main recurring conflicts between teachers and as to how the school management has acted before such situations. Therefore, the research consisted of a case study conducted in the context of a public school in São Leopoldo - RS, from research and analysis of event logs made during the school year 2013. The analysis of this data aims to point subsidies to the school management articulated with the community collectively build strategies for dealing with conflict situations, making them moments of shared learning among stakeholders, preventing conflicts become violent attitudes in the school context searched.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConflitospor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectConflictseng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleAbrindo a Caixa de Pandora: estudo de caso acerca da atuação da gestão escolar na gestão de conflitos entre educadores e educandos no contexto de uma escola públicapor
dc.title.alternativeOpening Pandora’s Box: study on the performance of school management to deal with conflicts between teachers and students in a public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDe acordo com a mitologia grega, a caixa de pandora era um artefato no qual estavam guardados todos os “males” do mundo, inclusive a esperança. Realizando uma analogia com o contexto escolar, as situações de conflitos ou os registros, em geral, negativos com relação a atitudes dos alunos são realizados nas chamadas fichas de ocorrências. Logo, o foco deste estudo foi abrir a “caixa de pandora” da escola e investigar quais os principais conflitos recorrentes entre professores e alunos e como a gestão escolar tem atuado diante de tais situações. Para tanto, a pesquisa constou de um estudo de caso realizado no contexto de uma escola pública de São Leopoldo – RS, a partir da investigação e análise dos registros de ocorrência realizados no decorrer do ano letivo de 2013. A análise de tais dados visa apontar subsídios para que a gestão escolar articulada com a comunidade construa coletivamente estratégias para o enfrentamento das situações de conflito, tornando-os momentos de aprendizagens compartilhadas entre os envolvidos, evitando que os conflitos se tornem em atitudes de violência no contexto escolar pesquisado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto