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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorPinto, Renata Soares
dc.date.accessioned2019-11-21T14:37:51Z
dc.date.available2019-11-21T14:37:51Z
dc.date.issued2015-11-13
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19004
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe objective of this work is environmentally educate the students of the ASEMA (Outdoor socio-educational attendance) through theory and practical workshops performing the organic matter recycling generated by the project and at 5 homes of students of 5° grade integrating the activities of ASEMA, Pão dos Pobres. This work also intend elaborate and disclose educational materials. It is classified as qualitative research using meetings (activities of environmental education at the institution) the viability of the project and the follow-up of the worm composters at the student homes, during the time of this work, as way of data recording and also the following-up of the worm composters at the project ASEMA institution. The results showed that the lack of culture in realize organic residues recycling caused difficulties to the students perform the recycling at their homes. The family of the number 2 home that succeeded and still produces fertilizer was the one who showed higher interest for the project since its beginning. The ASEMA worm composters produced typical worm compost at 100th day.This work achieved develop the activities of environmental education showing to the involved that it is possible to recycle organic residues even in small appliances, being through the reports broadcasted by RBS (local TV), seminars, lectures, workshops about the subject realized in 2014 and 2015 and the elaboration and disclose of educational materials that encouraged many people of Santa Maria to begin the worm composting. At the students homes the results showed that it is possible to obtain the worm compost through environmental education in at least one home.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVermicompostagempor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectResíduos orgânicospor
dc.subjectAdubopor
dc.subjectMinhocaspor
dc.subjectWorm compostingeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.subjectOrganic residueseng
dc.subjectOrganic fertilizereng
dc.subjectEarthwormseng
dc.titleVermicompostagem: educando para uma possível solução na reciclagem de resíduos orgânicospor
dc.title.alternativeWorm composting: educating for a possible solution for organic residues recyclingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO objetivo do trabalho é educar ambientalmente os alunos do projeto ASEMA por meio de oficinas com teoria e prática realizando a reciclagem dos materiais orgânicos gerados no projeto e em 5 residências dos integrantes das atividades (estudantes do 5° ano do ensino fundamental) da ASEMA, Pão dos Pobres. Este trabalho também busca elaborar e divulgar materiais educativos. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, utilizando os encontros (atividades de educação ambiental desenvolvidas na instituição), a visibilidade do projeto e o acompanhamento das vermicomposteiras nas residências dos estudantes durante o período do trabalho como forma de coleta de dados, além de realizar um acompanhamento das vermicomposteiras no projeto. Os resultados mostraram que a falta de cultura em realizar a reciclagem dos resíduos orgânicos dificultaram os mesmos a desenvolverem a reciclagem em suas residências. A família da casa de número 2, que conseguiu e ainda produz adubo foi a que se apresentou mais interessada no projeto desde seu surgimento. As vermicomposteiras na ASEMA produziram vermicomposto típico no 100° dia. Esse trabalho conseguiu desenvolver as atividades de educação ambiental mostrando aos envolvidos que é possível reciclar os resíduos orgânicos mesmo em pequenas proporções. Seja pelas reportagens transmitidas na rede regional de televisão, eventos, palestras ou oficinas sobre o tema realizados em 2014 e 2015 a elaboração e divulgação de materiais educativos incentivaram muitas pessoas de Santa Maria a iniciarem o processo de vermicompostagem. Já nas residências os resultados mostraram que foi possível obter vermicomposto utilizando a educação ambiental em pelo menos um domicílio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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