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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorPerlin, Glauber Lavinski
dc.date.accessioned2019-11-22T12:25:57Z
dc.date.available2019-11-22T12:25:57Z
dc.date.issued2016-03-30
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19013
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work aimed to to analyze the ways and mechanisms to enter and qualify the environmental education in public security servers of Desktop 1st Regiment Mounted Police (1st RPMon) "Regiment Colonel Pillar 'Brigade Military Santa Maria (RS, Brazil) and how these mechanisms can be presented to the target audience of the research. With the approach of the theme, it was intended to identify and verify the possibility of carrying out actions and environmental education practices to minimize the generation of solid waste in the barracks of the 1st RPMon, sensitizing the public safety professionals to exercise sustainable practices reuse and management of such waste. The study methodology developed by literature, since there was the need of the historical apparatus, elucidation of concepts and research to the current legislation in order to demonstrate the relevance of the study of environmental education and its application in the public sphere and case study since the study seeks environmental awareness of the public security servers 1 RPMon. It was found that the police officers participating in the case study include the importance of issues related to the environment and indicate the need to carry out a solid waste management project within the unit's facilities, proving that environmental awareness materials prepared for project phases served as tools to facilitate the integration and qualification of environmental education in the workplace.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectSensibilização ambientalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSolid wasteeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.titleSensibilização ambiental no ambiente de trabalho estudo de caso no 1º Regimento de Polícia Montada (Santa Maria, RS, Brasil)por
dc.title.alternativeEnvironmental awareness in the workplace: a case study in the 1st Regiment Mounted Police (Santa Maria, RS, Brazil)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral o de analisar as formas e os mecanismos capazes de inserir e qualificar a Educação Ambiental no ambiente de trabalho dos servidores de segurança pública do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) “Regimento Coronel Pillar” da Brigada Militar de Santa Maria (RS, Brasil) e de que forma esses mecanismos podem ser apresentados ao público alvo da pesquisa. Com a abordagem do tema proposto, pretendeu-se identificar e verificar a possibilidade da realização de ações e práticas de Educação Ambiental visando a minimização na geração de resíduos sólidos no quartel do 1º RPMon, sensibilizando os profissionais de segurança pública ao exercício de práticas sustentáveis de reaproveitamento e gestão desses resíduos. A metodologia do estudo desenvolveu-se por pesquisa bibliográfica, uma vez que houve a necessidade do aparato histórico, elucidação de conceitos e pesquisa à legislação vigente a fim de demonstrar a relevância do estudo da Educação Ambiental e sua aplicabilidade na esfera pública e estudo de caso, visto que o estudo busca a sensibilização ambiental dos servidores de segurança pública do 1º RPMon. Verificou-se que os policiais militares participantes do estudo de caso compreendem a importância das questões relacionadas ao meio ambiente e indicam a necessidade da realização de um projeto de gestão de resíduos sólidos dentro das instalações da Unidade, comprovando que os materiais de sensibilização ambiental elaborados durante as fases do projeto serviram como ferramentas para facilitar a inserção e qualificação da Educação Ambiental no ambiente de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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