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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorPeripolli, Jóice Maria Manhago Claro
dc.date.accessioned2019-11-22T12:52:37Z
dc.date.available2019-11-22T12:52:37Z
dc.date.issued2015-12-09
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19015
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand, experience, reflect and encourage sustainability workshops in formal spaces. The EA and sustainability curriculum was developed in two schools. The EA and sustainability curriculum was developed in two schools. The first identified himself as The School, the State School of Basic Education Father Pedro Marcelino Copetti, Ivora, RS, and the second as School B, the Municipal Elementary School Mayor Robert Corrado, county Tocantins, MG. The specific objectives were conducted at these spaces where students could first exposed the initial concepts MA. After, there were spaces in these schools the observations of the behavioral attitudes of students before they take effect the workshops; and then were held pedagogical practices activities. Evaluations of workshops were through observation (and participation interests) and analysis of responses of students arising from a quantitative and qualitative questionnaire, and water as a guiding principle of the monograph. At the end we present the results and conclusions of proposed specific objectives where the students were challenged to rethink attitudes to start with the environment where they are inserted in this case the school and the city. At the end of these experiences on environmental approaches, it opened reflective moments by the researcher remembering what the students were able to experience from the workshops. Thus it was possible to extend a more focused look at these guys front the importance of the zeal of natural resources, especially water, which are essential to ensure a future increasingly promising, sustainable and balanced.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÁguapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectOficinaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectWatereng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectWorkshopseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.title"Para que bem te quero água?" Sob um olhar da educação ambientalpor
dc.title.alternative"What good you want water?" under a look of environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo Compreender, experienciar, refletir e incentivar as oficinas de sustentabilidade nos espaços formais. As atividades de EA e sustentabilidade foram desenvolvidas em duas Escolas. A primeira identificou-se como Escola A, a Escola Estadual de Ensino Básico Padre Pedro Marcelino Copetti, Ivorá, RS, e a segunda como Escola B, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Corrado Roberti, município Tocantins, MG. Os objetivos específicos foram conduzidos a estes espaços onde os educandos puderam primeiramente expor os conceitos iniciais de MA. Após, foram realizadas nos espaços destas escolas as observações das atitudes comportamentais dos alunos antes de serem efetivadas as oficinas; e em seguida foram realizadas as atividades práticas pedagógicas. As avaliações das oficinas se deram através de observações (participações e interesses) e análises de respostas dos educandos advindas de um questionário quanti-qualitativo, sendo a água como eixo norteador da monografia. Ao final apresentam-se os resultados e conclusões dos objetivos específicos propostos, onde os educandos foram desafiados a repensarem as atitudes a começar com o meio onde estão inseridos neste caso a escola e o município. Ao final destas experiências sobre as abordagens ambientais, abriu-se momentos reflexivos por parte da pesquisadora relembrando o que os educandos puderam vivenciar a partir das oficinas. Assim foi possível ampliar um olhar mais centrado para estes sujeitos frente a importância do zelo dos recursos naturais, especialmente os hídricos, os quais são essenciais para garantir um futuro cada vez mais promissor, sustentável e equilibrado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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