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dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorGuarienti, Marcelo de Oliveira
dc.date.accessioned2016-07-13T13:15:47Z
dc.date.available2016-07-13T13:15:47Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1901
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn modern democratic states is proclaimed from the beginning of the twentieth century, the separation of church and state, ensuring the principle of secularism with the guarantees of freedom of expression, conscience and religion. So that there are indeed such guarantees, the State and all its institutions should be neutral with regard to religions, including educational institutions, and among these, the public schools. In view of this, the general objective of this study focused on the possibility of promoting an investigation to check the school management as a public school in Santa Maria/RS is organized in the search for secure, or not, the precept of secularism within the their educational space. To do so, in this research was necessary to adopt a methodology that followed the assumptions of the case study in the execution of which made use of semi-structured interviews as data collection instruments, which were aimed at different school managers. With regard to the results, it became clear that managers of public school students in Santa Maria/RS researcher assumes a pluralistic discourse, as they emphasize the need for interreligious dialogue and common aspects of religions, and advocating for a Teaching Religious character non-denominational. Nevertheless, religious minorities and atheists and agnostics are still not covered by school reality, especially through the discipline of Religious Education, which maintains a practice setting is not well defined and questionable programming within the school curriculum. In short, it is argued that it is imperative to build a public school, free, secular and quality, so this becomes a vital space to promote equality and respect for diversity, constituting the basis for the exercise citizenship and democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaicidadepor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleGestão escolar e laicidade na escola pública: um estudo de casopor
dc.title.alternativeSchool management and secularism in public schools: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNos estados democráticos modernos é proclamada, desde o início do século XX, a separação entre Igreja e Estado, assegurando-se o princípio de laicidade juntamente com as garantias de liberdade de expressão, de consciência e de culto. Assim, para que existam de fato tais garantias, o Estado e todas as suas instituições devem ter neutralidade no tocante às religiões, inclusive as instituições de ensino e, dentre estas, as escolas públicas. Em face disto, o objetivo geral do presente estudo centrou-se na possibilidade de promover uma investigação que verifique como a gestão escolar de uma escola pública de Santa Maria/RS se organiza na busca por garantir, ou não, o preceito de laicidade dentro do seu espaço educacional. Para tanto, na realização desta pesquisa foi necessário adotar-se uma metodologia que seguiu os pressupostos do estudo de caso, em cuja execução se fez uso de entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta de dados, as quais foram direcionadas a diferentes gestores escolares. No que se refere aos resultados, evidenciou-se que os gestores escolares da escola pública de Santa Maria/RS pesquisada assumem um discurso pluralista, em que enfatizam a necessidade do diálogo inter-religioso e dos aspectos comuns das religiões, além de advogar por um Ensino Religioso de caráter não confessional. Apesar disto, as minorias religiosas bem como os ateus e agnósticos continuam não sendo contemplados pela realidade escolar, especialmente através da disciplina de Ensino Religioso, que na prática mantém uma configuração não bem definida e questionável dentro da programação curricular da escola. Em suma, defende-se que se faz imperiosa a construção de uma escola pública, gratuita, laica e de qualidade, de modo a esta tornar-se um espaço primordial de promoção da igualdade e do respeito à diversidade, constituindo as bases para o exercício da cidadania e da democracia.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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