dc.contributor.advisor | Quadros, Claudemir de | |
dc.creator | Guarienti, Marcelo de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T13:15:47Z | |
dc.date.available | 2016-07-13T13:15:47Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1901 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | In modern democratic states is proclaimed from the beginning of the twentieth
century, the separation of church and state, ensuring the principle of secularism with
the guarantees of freedom of expression, conscience and religion. So that there are
indeed such guarantees, the State and all its institutions should be neutral with
regard to religions, including educational institutions, and among these, the public
schools. In view of this, the general objective of this study focused on the possibility
of promoting an investigation to check the school management as a public school in
Santa Maria/RS is organized in the search for secure, or not, the precept of
secularism within the their educational space. To do so, in this research was
necessary to adopt a methodology that followed the assumptions of the case study in
the execution of which made use of semi-structured interviews as data collection
instruments, which were aimed at different school managers. With regard to the
results, it became clear that managers of public school students in Santa Maria/RS
researcher assumes a pluralistic discourse, as they emphasize the need for
interreligious dialogue and common aspects of religions, and advocating for a
Teaching Religious character non-denominational. Nevertheless, religious minorities
and atheists and agnostics are still not covered by school reality, especially through
the discipline of Religious Education, which maintains a practice setting is not well
defined and questionable programming within the school curriculum. In short, it is
argued that it is imperative to build a public school, free, secular and quality, so this
becomes a vital space to promote equality and respect for diversity, constituting the
basis for the exercise citizenship and democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Laicidade | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Ensino religioso | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Gestão escolar e laicidade na escola pública: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | School management and secularism in public schools: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Nos estados democráticos modernos é proclamada, desde o início do século
XX, a separação entre Igreja e Estado, assegurando-se o princípio de laicidade
juntamente com as garantias de liberdade de expressão, de consciência e de culto.
Assim, para que existam de fato tais garantias, o Estado e todas as suas instituições
devem ter neutralidade no tocante às religiões, inclusive as instituições de ensino e,
dentre estas, as escolas públicas. Em face disto, o objetivo geral do presente estudo
centrou-se na possibilidade de promover uma investigação que verifique como a
gestão escolar de uma escola pública de Santa Maria/RS se organiza na busca por
garantir, ou não, o preceito de laicidade dentro do seu espaço educacional. Para
tanto, na realização desta pesquisa foi necessário adotar-se uma metodologia que
seguiu os pressupostos do estudo de caso, em cuja execução se fez uso de
entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta de dados, as quais foram
direcionadas a diferentes gestores escolares. No que se refere aos resultados,
evidenciou-se que os gestores escolares da escola pública de Santa Maria/RS
pesquisada assumem um discurso pluralista, em que enfatizam a necessidade do
diálogo inter-religioso e dos aspectos comuns das religiões, além de advogar por um
Ensino Religioso de caráter não confessional. Apesar disto, as minorias religiosas
bem como os ateus e agnósticos continuam não sendo contemplados pela realidade
escolar, especialmente através da disciplina de Ensino Religioso, que na prática
mantém uma configuração não bem definida e questionável dentro da programação
curricular da escola. Em suma, defende-se que se faz imperiosa a construção de
uma escola pública, gratuita, laica e de qualidade, de modo a esta tornar-se um
espaço primordial de promoção da igualdade e do respeito à diversidade,
constituindo as bases para o exercício da cidadania e da democracia. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |