Gestão escolar e políticas públicas municipais organização de ações para a prática da inclusão
Resumen
O presente estudo foi desenvolvido ao longo do curso de Especialização em Gestão Educacional, nos anos de 2014 e 2015, com o intuito de buscar a análise das Diretrizes Curriculares Municipais produzidas pela Secretaria de Educação do Município de Santa Maria, na perspectiva da educação Educação Inclusiva, procurando problematizar como esse documento se articula a à prática de gestão escolar. Para tanto foi realizado um estudo de caráter documental, a partir da análise de documentos oficiais (locais e nacionais) que regem as ações educacionais (na perspectiva inclusiva) do Município de Santa Maria, articulando-os com o projeto político pedagógico de uma escola de da rede pública do município. A partir da leitura e análise desses documentos torna-se possível avaliar que ainda há muito o que qualificar, em relação a existência de tempo de planejamento, momentos de formação de professores, maior interlocução entre pedagogia e educação especial, referentes nas práticas escolares ofertados ofertadas aos alunos em processo de inclusão escolar, mas a existência de leis e normativas que amparam esses alunos pôde ser percebido como um elemento presente na construção da proposta pedagógica da escola objeto do estudo. Tal aspecto leva a inferir que da articulação entre as orientações municipais e a estruturação das práticas escolares pode resultar não apenas na construção de um espaço físico para os alunos incluídos na escola, mas sim a construção de uma escola inclusiva preocupada em formar sujeitos pertencentes a à sociedade, fazendo valer assim o papel da escola que é de formar cidadãos para o mundo.
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- Gestão Educacional [292]
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