Mostrar registro simples

dc.creatorSbrissa, Luiza Elesbão
dc.date.accessioned2019-11-22T21:09:17Z
dc.date.available2019-11-22T21:09:17Z
dc.date.issued2017-05-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19031
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the consumption practice of smartphones by university students in the production of subjectivities. We investigated specifically the interfaces between consumption and consumerism in the era of connections. The analysis has been illustrated with the results of the empirical research of qualitative approach. The research has been sustained for nine months in participant observation with notes in the diary field and dialogical meetings held with students living on a university campus located in the southern region of Brazil. Through a psychosocial approach, we turned to the Social Representations approach also to the Studies of Material Culture. The constructs "community", "belonging" and "sociabilities" have been used to understand not only the uses but also the meanings attributed in the relations among participants and their smartphones. In general, we observed the devices by participating in the process of re-signification of the space in which they live, which is characterized by being so collective, at "home". Smartphones, therefore, sustain and reinvent sociabilities, uniting symbolically the most important aspects in the lives of these residents, contributing to the construction of their subjectivities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectSocial psychologyeng
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectSubjectivitieseng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleSmartphones e subjetividades: práticas de consumo de universitários(as)por
dc.title.alternativeSmartphones and subjectivities: university students’ consumption practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou analisar as práticas de consumo de smartphones por universitários na produção de subjetividades. Especificamente, investigou-se as interfaces entre o consumo e o consumismo na era das conexões. A análise foi ilustrada com os resultados da pesquisa empírica de abordagem qualitativa. A investigação foi sustentada, durante nove meses, em observação participante com anotações no diário de campo e encontros dialógicos realizados com estudantes que moram em um campi universitário, localizado na região sul do Brasil. Por meio de um enfoque psicossocial, recorremos à abordagem das Representações Sociais e aos Estudos da Cultura Material. Os constructos “comunidade”, “pertencimento” e “sociabilidades” foram utilizados para compreender os usos e significados atribuídos nas relações entre os participantes e seus smartphones. De modo geral, observamos os dispositivos participando do processo de ressignificação do espaço em que moram, que se caracteriza por ser tão coletivo, em um “lar”. Os smartphones, assim, sustentam e reinventam sociabilidades, unindo simbolicamente os aspectos mais importantes na vida desses(as) moradores(as), contribuindo na construção das suas subjetividades. Palavras-chave: Psicologia Social. Representação Social. Subjetividade.por
dc.contributor.advisor1Roso, Adriane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781004524826262por
dc.contributor.referee1Novaes, Adelina de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753854726358178por
dc.contributor.referee2Silva, Sandra Rubia da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169496368084935por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325252245406697por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International