Formação continuada, desafios e superações para professores de educação física nos anos iniciais do município de Santa Maria – RS
Resumo
A Pesquisa partiu da investigação sobre as possibilidades de formação continuada de professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais, no município de Santa Maria, RS. A metodologia caracterizou-se crítico dialético apropriando-se do materialismo histórico como fundamentação teórica. Como técnica de pesquisa utilizou-se de análises de documentos que regem o direito à formação continuada no âmbito municipal; aplicação de questionários com professores de Educação Física desta mesma rede de ensino e um outro questionário realizado com o setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação Santa Maria. O trabalho vai ao encontro da linha de pesquisa “Aspectos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física” com destaque na categoria de conteúdo- Formação Continuada, bem como na categoria metodológica da totalidade nos anos iniciais da área de ensino em questão. A qualificação de professores por meio das formações continuadas, desde o princípio mostra que o processo de apropriação do conhecimento e as ações pedagógicas são construídos constantemente, apresentando-se fundamental e sua ausência abre uma imensa lacuna na vida profissional dos docentes, inviabilizando as transformações inerentes ao contexto escolar e social. Para tanto, confirmamos nossa hipótese levantada inicialmente neste estudo; que as formações continuadas na rede municipal são precárias e não contemplam suficientemente os aportes que o trabalho pedagógico e didático necessitam.
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