dc.contributor.advisor | Dal Molin, Anderson | |
dc.contributor.advisor | Polacinski, Edio | |
dc.creator | Damião, Cicliandson Marcelo de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T20:09:57Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T20:09:57Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19054 | |
dc.description.abstract | The present research aimed to develop guidelines for organizational management with emphasis on quality for a small metalworking company located in the city of Brusque, Santa Catarina
state. Most small companies have poorly developed structures and limited resources, which
means that new mechanisms need to be developed that allow the dissemination of strategic
thinking, so that they will provide a solid basis for competing in a constantly changing environment. Thus, it is based that this work, will enable the implementation of strategic quality
tools in small-scale Metal-mechanic companies, through a set of guidelines that were developed
through the concepts of some quality tools. For the development of these proposed guidelines, a
case study was carried out and the contact and vision of the researcher, who can follow the company’s processes, was applied a semi-structured questionnaire with the current director of the
organization and a second questionnaire with the collaborators. purpose of obtaining a broader
view of the organization. The main result of this work was the development of guidelines according to the disposition and needs identified in the company in question, through them it will
be possible for the company to implement a quality management system in view of its current
situation. These guidelines are divided into three major areas that are vital to the functioning
of the institution. The first, organizational management is subdivided into company diagnosis,
organizational structure and strategic planning. The second area, called quality management,
is subdivided into cost management, business management, communication management and
human resources management, and the last area called quality tools, which addresses quality
planning and control, aggregate services and performance evaluation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão da qualidade | por |
dc.subject | Empresa de pequeno porte | por |
dc.subject | Metalmecânica | por |
dc.subject | Gestão organizacional | por |
dc.subject | Quality management. | eng |
dc.subject | Small business | eng |
dc.subject | Metal-mechanical | eng |
dc.subject | Organizational management | eng |
dc.title | Diretrizes de gestão organizacional com ênfase na qualidade para uma empresa metalmecânica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul | por |
dc.degree.graduation | Graduação em Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | Na presente pesquisa buscou-se desenvolver diretrizes de gestão organizacional com ênfase
na qualidade para uma empresa Metalmecânica de pequeno porte localizada no município de
Brusque, estado de Santa Catarina. As empresas de pequeno porte, na sua maioria, possuem
estruturas pouco desenvolvidas e recursos limitados, com isso se faz necessário que surjam
novos mecanismos que possibilitem difundir o pensamento estratégico, de modo que resultem em bases sólidas para concorrerem em ambiente de mudanças constantes. Dessa forma,
fundamenta-se que esse trabalho, irá possibilitar a implementação de ferramentas estratégicas
de qualidade em empresas Metalmecânicas de pequeno porte, através de um conjunto de diretrizes que foram desenvolvidas por meio dos conceitos de algumas ferramentas da qualidade.
Para o desenvolvimento dessas diretrizes propostas foi realizado um estudo de caso e o contato
e a visão do pesquisador, que pode acompanhar os processos da empresa, foi aplicado um questionário semiestruturado com o atual diretor da organização e um segundo questionário com os
colaboradores, tendo como finalidade a obtenção de uma visão mais ampla da organização. O
principal resultado desse trabalho, foi o desenvolvimento de diretrizes conforme a disposição e
as necessidades identificadas na empresa em questão, através delas será possível para a empresa
implantar um sistema de gestão da qualidade perante a sua situação atual. Tais diretrizes estão
divididas em três grandes áreas que são vitais para o funcionamento da instituição. A primeira,
gestão organizacional que está subdividida em diagnóstico da empresa, estrutura organizacional
e planejamento estratégico. A segunda área, denominada gestão da qualidade está subdividida
em gestão de custos, gestão comercial, gestão da comunicação e gestão de recursos humanos e a
última área intitulada de ferramentas da qualidade, que aborda em seus subitens o planejamento
e controle da qualidade, serviços agregados e avaliação de desempenho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |