As formas de comunicação e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em aulas de Educação Física Escolar
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar as formas de comunicação de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), colegas e professor em aulas de Educação Física, e a contribuição destas formas de comunicação para o processo de inclusão em aulas de Educação Física de uma Escola Estadual de Ensino Básico do município de Santa Maria/RS. A amostra foi composta por 01 turma com 26 alunos de 2ª série de Ensino Fundamental, sendo que fazia parte dessa turma uma (01) aluna com necessidades educacionais especiais (paralisia cerebral) e 25 colegas. Também fez parte da amostra 01 turma com 27 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, com um (01) aluno portador de necessidades educacionais especiais (deficiência mental) e 26 colegas; e a professora de Educação Física que ministrava aula para as turmas. Utilizou-se a seguinte metodologia: 1º) Foram filmadas 05 aulas de cada turma, visando verificar as formas de comunicação estabelecidas entre professor de Educação Física, alunos com NEEs, colegas em aulas de Educação Física e o Processo de Inclusão. Após, foram transcritos os dados para uma Ficha de Análise das Aulas para as Formas de Comunicação e para uma Ficha de Critérios de Análise do Processo de Inclusão. Observou-se que: a) A aluna com NEEs (paralisia cerebral) da 2ª série, participou poucas vezes das atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física, portanto interagiu menos com seus colegas e professora e, com isso, poucas foram as oportunidades de trocas, de interação, poucas foram as formas de comunicação surgidas e trocadas, comprometendo assim o Processo de Inclusão. b) Já o aluno com NEEs, da 4ª série, participou de todas as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física, interagiu de forma satisfatória com os colegas e professora; houve trocas entre colegas, professora e aluno com NEEs, interação e, conseqüentemente, o surgimento das formas de comunicação, fortalecendo e auxiliando o Processo de Inclusão do aluno com NEEs. Pode-se inferir que a comunicação é extremamente importante e necessária para o processo de inclusão porque, só por meio dela, o professor e alunos conseguem interagir de diversas formas, fazer trocas, relacionar-se e, acima de tudo, conseguem mudar todo o processo de desenvolvimento das aulas, como também o processo de inclusão. Também, pode-se dizer que a comunicação, sendo necessária e importante para o processo de inclusão, também contribui para que este processo ocorra nas aulas, através de um bom planejamento das atividades por parte do professor, que necessita estar bem preparado; da elaboração de estratégias que consigam alcançar os objetivos propostos para a aula; a criação de adaptações necessárias à participação dos alunos com NEEs, propiciando assim a interação de alunos e professor, através de trocas de experiências, que se dão através e unicamente pela comunicação. Sendo assim, é necessário que o professor, durante o desenvolvimento de suas aulas, utilize várias formas de comunicação, para que os alunos com NEEs consigam entendê-lo, realizando de forma prazerosa o que está sendo solicitado, auxiliando, assim, em sua efetiva participação nas aulas, bem como no bom relacionamento com colegas e professor.