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dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorGuerra, Leonan
dc.date.accessioned2019-11-28T13:25:51Z
dc.date.available2019-11-28T13:25:51Z
dc.date.issued2015-03-06
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19060
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2015.por
dc.description.abstractAccidents involving venomous animals still represent a problem on Brazilian public health. Due to the seriousness of the matter and the great number of affected people, the knowledge about accidents’ responsible agents is imperative to both avoid them and correctly treat diseased. Efficient treatments have been developed along years, however, a more widespread and exploited prevention on the subject since childhood is lacking. In this sense, this graduate final paper describes a research carried out with pedagogues mainly aiming at elaborating a lesson plan in order to assist them on teaching and learning about venomous animals. This lesson plan is supposed to become a tool in environmental education that provides information about venomous animals’ ecological importance, identification, ways of prevention and appropriate procedures in case of accidents. In addition, the lesson plan is intended to lead teachers to promote classroom discussions on the subject. As a way to evaluate the created tool, an investigative questionnaire on venomous animals has been applied to 62 students from the pedagogy major, who were attending the Sciences and Education course during the first semester of 2013. After the analysis of the questions, it was observed that venomous animals are not approached at any moment along the pedagogy major; however, future pedagogues demonstrate interest in developing activities related to the subject in their classes. So, the creation of didactic materials is fundamental in order to assist them. Results show that the approach of the subject “venomous animals” along the undergraduate pedagogy major and the creation of didactic materials on the subject can assist pedagogues to sensitize children. Thus, these measures, besides personal care, will be able to become information multipliers to families and other people around them, leading to a decrease in the number of accidents and comprehension about the venomous animals’ ecological importance in their natural habitat.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPrevenção de acidentespor
dc.subjectDidactic materialeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectAccident preventioneng
dc.titleAnimais peçonhentos e educação ambiental como medida preventiva dos acidentespor
dc.title.alternativePoisonous animals and environmental education as a preventive measure of accidentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoOs acidentes com animais peçonhentos ainda representam um problema de saúde pública no Brasil. Devido a gravidade e ao grande número de pessoas atingidas, conhecimento sobre os agentes causadores dos acidentes torna-se indispensável, tanto para evita-los, quanto para tratar corretamente dos enfermos. Tratamentos eficientes foram desenvolvidos ao longo dos anos, entretanto, é carente a prevenção sobre o assunto, necessitando ser mais difundida e explorada, desde a infância. Nesse sentido esta monografia descreve uma pesquisa realizada com pedagogos, com o objetivo principal de elaborar um plano de aula para auxiliá-los no ensino e aprendizagem sobre animais peçonhentos. Esse plano de aula busca tornar-se uma ferramenta de educação ambiental que forneça informações sobre a importância ecológica dos animais peçonhentos, identificação, formas de prevenção e os procedimentos adequados no caso de acidente com esses animais e oriente o docente a fomentar discussões em aula sobre esses assuntos. Como forma de avaliar a ferramenta criada foi aplicado um questionário investigativo sobre a temática animais peçonhentos para 62 alunos do curso de pedagogia, que estavam cursando a disciplina de Ciências e Educação durante o primeiro semestre de 2013. Após a análise das questões foi observado que essa temática não é abordada em nenhum momento durante o curso de pedagogia, no entanto os futuros pedagogos demonstraram interesse em desenvolver atividades relacionadas a mesma em suas aulas, sendo fundamental a criação de materiais didáticos para auxiliá-los. Os resultados do presente estudo permitem concluir que a abordagem da temática “animais peçonhentos” durante a graduação em pedagogia e a criação de materiais didáticos sobre o assunto podem auxiliar os pedagogos a sensibilizar as crianças. Assim essas, além do cuidado pessoal, poderão se tornar multiplicadores de informações para as famílias e outras pessoas de seu convívio, levando a diminuição do número de acidentes e compreensão sobre a importância ecológica dos animais peçonhentos em seu habitat natural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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