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dc.creatorMacedo, Thuane Lopes
dc.date.accessioned2019-11-28T21:21:14Z
dc.date.available2019-11-28T21:21:14Z
dc.date.issued2017-10-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19071
dc.description.abstractThe process aging is very complex and concern on various limitations of the individual. Over the years occurs physiological decline as can change cognitive and motor performance, decreasing your functional capacity and interfering on your quality of life and autonomy. There is evidence that aerobic exercise can reduce this damage, but these relationships are not clear. The objective of this study was to analyze and compare the cognitive and perceptual-motor profile in active and sedentary aged. Were selected elderly practicing gymnastics (GG, n=29) and not practicing physical exercises (GC, n=30) the ages of 60 and 79 years. We evaluated the simple reaction time, capacity attention and concentration and peripheral perception of the elderly through the Vienna Test System®. Moreover, a survey was made of socioeconomic variables that could affect cognitive functions. To test the normality of the data was used the Shapiro Wilk Test. The association between physical activity and socioeconomic variables was verified through the Chi-Square Test and Fisher Exact Test. To compare of differences between groups we used the Mann Whitney U-test for variables non-parametric distribution, and Student T-test for independent samples for other variables. All analyses were done using the statistical program SPSS® (20.0 version for Windows). As a result the article entitled “Analysis of the cognitive aspects of elderly people without cognitive impairment due to the practice of regular physical exercises and associated factors”. There were no significant differences in the performance of the groups, except in the capacity of attention and concentration on GC presented best performance (p=0.01). Factors as level of education (p=0.02), income (p=0.001) and practice regular of cognitive activity (p=0.06) can explain the best performance of GC. Concluded that isn’t evidence that the regular practice of physical exercise, by itself, can generate some cognitive benefit in healthy elderly when compared to elderly who did not practice regular physical exercise. It is understood that other aspects can influence positively the cognitive performance of elderly overlapping to the practice of physical exercise. Larger studies that examine other possible variables of cognition managers are needed to confirm if the aerobic training improves or not cognition of the elderly. Moreover new studies that compare the effectiveness of various sports can suggest if there is a more suitable for cognitive.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectTempo de reaçãopor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectDesempenho psicomotorpor
dc.subjectAcuidade visualpor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectReaction timepor
dc.subjectAttentioneng
dc.subjectPsychomotor performanceeng
dc.subjectVisual acuityeng
dc.titleAnálise cognitiva e perceptivo-motora de idosos praticantes e não praticantes de exercício físicopor
dc.title.alternativeAnalysis of the cognitive perceptual-motor of elderly practicing and not practicing physical exerciseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO processo de envelhecimento é muito complexo e incide em diversas limitações do indivíduo. Com o passar dos anos ocorrem declínio fisiológicos que podem alterar o desempenho cognitivo e motor das pessoas, diminuindo sua capacidade funcional e interferindo na sua autonomia e qualidade de vida. Há evidências de que o exercício físico aeróbico pode reduzir esses danos, porém essas relações ainda não são claras. O objetivo deste estudo foi analisar e comparar o perfil cognitivo e perceptivo-motor de idosos ativos e sedentários. Foram selecionados idosos praticantes de ginástica (GG, n=29) e não praticantes de exercícios físicos (GC, n=30) com idade entre 60 e 79 anos. Foram avaliados o tempo de reação simples, capacidade de atenção e concentração e percepção periférica de idosos através do Sistema de Testes de Viena®. Além disso, foi feito um levantamento de variáveis socioeconômicas que poderiam afetar as funções cognitivas. Para normalização dos dados foi escolhido o Teste de Shapiro Wilk. A associação entre exercício físico e as variáveis socioeconômicas foi verificada através do Teste Qui-quadrado e o Teste Exato de Fisher. Na comparação das diferenças entre grupos utilizou-se o teste U de Mann Whitney para variáveis com distribuição não paramétrica, e o teste T de Student para amostras independentes para demais variáveis. Todas as análises foram feitas utilizando o programa estatístico SPSS® (versão 20.0 para Windows). Como resultados será apresentado o artigo intitulado “Análise dos aspectos cognitivos de idosos sem comprometimento cognitivo em função da prática de exercícios físicos regulares e fatores associados”. Não houve diferenças significativas no desempenho dos grupos, exceto na variável capacidade de atenção e concentração a qual o GC apresentou melhor desempenho (p=0,01). Fatores como nível de escolaridade (p=0,02), renda econômica (p=0,001) e prática regular de atividades cognitivas (0,06) podem explicar o melhor desempenho do GC. Conclui-se que não há evidências de que a prática regular de exercícios físicos, por si só, possa gerar algum benefício cognitivo em idosos saudáveis quando comparado a idosos que não praticavam exercícios físicos regulares. Entende-se que outros aspectos podem influenciar positivamente o desempenho cognitivo de idosos sobrepondo-se à prática de exercícios físicos. Estudos maiores que examinem também outras possíveis variáveis moderadoras da cognição são necessários para confirmar se o treinamento aeróbico melhora ou não a cognição de idosos. Além disso, novos estudos que comparem a eficácia de diversas modalidades esportivas podem sugerir se há uma modalidade mais adequada para a estimulação cognitiva.por
dc.contributor.advisor1Corazza, Sara Teresinha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3820760544357387por
dc.contributor.referee1Bos, Angelo Jose Goncalves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998276600237328por
dc.contributor.referee2Santos, Daniela Lopes dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357112600823721por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999693410540935por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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