Tecnologias educacionais em rede (TER) como instrumento didático educativo: o audiovisual como potencializador da agroecologia.
Resumo
Esta dissertação avalia o potencial das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), de forma mais pontual o uso do vídeo como instrumento didático pedagógico, como mediador de discussões e construção de conhecimentos no campo do desenvolvimento rural sustentável e Agroecologia, buscando dinamizar o ensino aprendizagem destas temáticas. Para tanto foi produzido material audiovisual (vídeo) registrando experiências de produção de leite a pasto como dinâmica produtiva de transição agroecológica, por meio do Pastoreio Racional Voisin (PRV), em curso em propriedades rurais de agricultores familiares no município de Santa Maria – RS. O estudo se enquadra na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do PPGTER e teve como produto final a produção e disponibilização do vídeo, como instrumento de mediação pedagógica nas dinâmicas de ensino e aprendizagem da Agroecologia. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso exploratório de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa a utilização de entrevistas com alunos do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio de aplicação de questionários semiestruturados, tendo como questão central a percepção dos discentes entrevistados acerca do uso do vídeo como mediador do ensino aprendizagem da Agroecologia e ainda com relação ao uso de metodologias digitais nas Ciências Agrárias. Os resultados apontam para potencialidades do vídeo no ensino aprendizado da Agroecologia, favorecendo reflexões acerca de elementos como a importância da agricultura familiar no contexto da sustentabilidade, compromisso com a produção de alimentos de qualidade, as possibilidades de “novos” sistemas produtivos, não dependentes de insumos químicos que geram, além de renda, dignidade e autonomia às famílias rurais. Tais temáticas, ainda em segundo plano nas grades curriculares dos cursos de Ciências Agrárias do CCR, tiveram no vídeo um impulso para chegar até os discentes que acenam para este como importante instrumento facilitador da construção de conhecimentos, uma vez que aproxima os discentes das realidades em estudo, dos sentidos e significados atribuídos às práticas pedagógicas e os desafios da sustentabilidade motivando para a temática. Por fim, os resultados ainda apontam para o uso das tecnologias digitais como fundamentais para as dinâmicas de mediação entre o meio acadêmico e a as práticas diárias exercitadas pelos sujeitos rurais ampliando as possibilidades de interseção entre as parte. Além disso, o vídeo ainda permite diversificação das formas de expressão científica, que na atualidade, exigem esforços acadêmicos que possam ir para além da escrita, incorporando a estas, imagens e sons, como metodologias capazes de ampliar percepções e proporcionar compreensão de significados dos sujeitos e suas formas de vida, possibilitando assim motivações para novas experiências e sentidos do rural contemporâneo.
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